Quatro vítimas do acidente na Ponte Torta são localizadas, em Monlevade

acidente ponte torta
Corpo do motorista só poderá ser retirado da água junto com o caminhão (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Mais duas das quatro vítimas do acidente envolvendo um caminhão que despencou da Ponte Torta ontem (13), em João Monlevade, região Central de Minas Gerais, foram encontradas pelo Corpo de Bombeiros. O corpo da quarta pessoa que estava no veículo, e que a corporação acredita ser do motorista, ainda está presa às ferragens do caminhão e não pode ser retirado enquanto ele estiver submerso no rio Piracicaba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois corpos que foram retirados hoje estavam do lado de fora do caminhão, submersos. Na tarde de hoje, um corpo já havia sido resgatado de um local próximo ao compartimento traseiro do caminhão. Até o final da tarde desta quinta-feira (14), portanto, as quatro vítimas do acidente já foram localizadas, mas apenas três foram retiradas do local.

Ainda de acordo com a corporação, os militares conseguiram ancorar uma corda no eixo do caminhão e deixaram o ponto marcado com uma boia para facilitar a localização amanhã, quando a operação for retomada. Os mesmos bombeiros que mergulharam hoje voltarão amanhã, já que conhecem as condições do ambiente e a posição do caminhão.

Buscas

As buscas pelas vítimas começaram ainda ontem, e o caminhão encontrava-se a uma profundidade de 20 metros no rio onde caiu. De acordo com os bombeiros, a visibilidade no local é quase nula, e o trabalho é todo feito no tato. Por isso, não foi possível perceber onde exatamente o caminhão estava apoiado.

Também não conseguiram identificar se o veículo está estabilizado, e isso aumenta o risco do trabalho dos bombeiros. A empresa Vale, presente no resgate, está criando um acesso para a aproximação de um guincho que estabilizará e puxará o caminhão.

O acidente

O acidente aconteceu na tarde de ontem (13), quando o caminhão passava por cima da Ponte Torta, na BR-381, e o motorista perdeu o controle da direção. Com isso, o veículo caiu no rio Piracicaba, deixando mortos os quatro homens que estavam dentro do caminhão. O local da tragédia foi o mesmo onde um ônibus despencou e deixou 19 pessoas mortas, no dia 4 de dezembro.

Pela noite, o Corpo de Bombeiros conseguiu achar o caminhão, e identificaram que ele estava a uma profundidade de 20 metros. Por conta da pouca visibilidade e dos riscos, a equipe amarrou o veículo com pesos para facilitar a busca na manhã de hoje (13). As vítimas do acidente eram quatro funcionários da JKS Mineradora, sendo eles:

  • Carlos Sebastião Félix
  • Herivelton Damasceno Cardoso
  • Marciano Carvalho Abreu
  • José Geraldo Anísio Leite
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!