Chuva forte atinge regiões de BH e moradores se assustam; veja dicas de segurança

Chuva forte atinge regionais de BH
Chuva forte atinge região Oeste de BH (Arquivo Pessoal/Arnon Lacerda + Reprodução/Twitter)

A chuva que atinge Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (15) pegou muita gente de surpresa. Na Zona Oeste e na região do Barreiro, as chuvas foram intensas, segundo balanço da Defesa Civil. Por volta das 16h33 de hoje, o órgão chegou a emitir um alerta de pancadas de chuva isoladas com possibilidade de rajadas de vento.

Pelas redes sociais, os mineiros gravaram o momento em que a chuva deixou parte das ruas alagadas. No vídeo feito por uma internauta, é possível ver o volume de água preocupante no Barreiro:

“A avenida Tereza Cristina já está fechando por risco de alagamento”, disse uma das leitoras do BHAZ, Joice Martins. Pelas redes sociais, os bolo-horizontinos gravaram o início das chuvas: “Gente que chuva tá sendo essa em BH?”, questiona Luis Henrique.

Verão

A estação mais quente do ano, que começou no dia 21 de dezembro de 2020, também pode propiciar a ocorrência de chuvas em Belo Horizonte. No entanto, a meteorologia aponta que a estação do ano será menos chuvosa que nos anos anteriores. O calorão, por sua vez, deve ser dominante (veja aqui).

Recomendações de segurança

A Defesa Civil de BH reuniu recomendações para que a população permaneça em segurança durante períodos de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.⠀
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.⠀
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).⠀
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).⠀
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!