‘Começaremos com o nascer do sol a distribuição das vacinas’, diz secretário de saúde de MG

vacinação covid
Técnica em enfermagem Maria do Bom Sucesso foi a primeira vacinada em Minas Gerais (Moisés Teodoro/BHAZ)

Durante o ato simbólico que deu início à vacinação contra a Covid-19 em Minas, realizado hoje (18) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, o secretário de saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que a distribuição das vacinas começará cedo “com o nascer do sol”.

A fala foi dada pelo secretário logo após a vacinação de cinco profissionais da saúde do Hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. “Amanhã começaremos logo com o nascer do sol a distribuição das vacinas. Chegarão incialmente nas cidades que são polo das superintendências do estado e serão distribuídas pelas demais cidades. Amanhã será o dia inteiro de distribuição das vacinas”, contou o gestor.

Zema ao lado do secretário de saúde e dos profissionais vacinados com a Coronavac hoje
(Moisés Santos/BHAZ)

Segundo Amaral, inicialmente, as doses serão destinadas a trabalhadores de saúde que lidam diretamente com a Covid, idosos e indígenas. “São duas doses para cada pessoa vacinada. Já temos a dose para a pessoa ser revacinada e ela deverá ser aplicada entre 15 e 21 dias após a primeira”.

Zema

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), também participou do ato. Ele fez uma homenagem aos profissionais de saúde e disse “ficar muito honrado” por participar do momento da vacinação. No entanto, ressaltou que a vacina não é a solução definitiva para o fim da pandemia.

“Se nós tivemos trabalho extra, eu diria que a carga deles [profissionais de saúde] foi muito maior do que a nossa. Então, eu quero de coração aqui, agradecer em nome dos cinco funcionários que estão aqui, todos aqueles que trabalham na área de saúde, principalmente na rede do estado”, disse.

“Eu lembro que a chegada da vacina não é a solução definitiva, a solução imediata, ela só virá com o tempo a medida que a população for vacinada. Todos os cuidados continuam sendo necessários”, continuou.

“Eu tenho receio de que a população em geral considere a vacina como algo que a partir de amanhã já dispense cuidados, mas vai ser um processo longo, por que o setor que produz a vacina, tanto no Brasil, quanto fora, vai levar algum tempo para fornecer a quantidade suficiente. Então, vamos lembrar: a nossa luta contra o vírus continua”, ponderou Zema.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!