Coronavac é mais eficaz com intervalo maior entre doses, diz laboratório

vacina butantan
O intervalo entre as doses das vacinas contra Covid-19 se tornou um tema de grande debate entre cientistas e governos (Divulgação/Instituto Butantan)

O laboratório Sinovac divulgou dados de eficácia do estudo em Fase 3 da Coronavac com padrões de doses diferentes do protocolo inicial. A empresa informou hoje (18) que parte dos voluntários recebeu doses da Coronavac ou um placebo com intervalo de três semanas e a taxa de proteção entre elas foi de quase 70%. As informações são da Exame.

A Sinovac não informou por que um pequeno grupo de voluntários, 1.394, recebeu a segunda dose após um intervalo maior em relação à primeira. No entanto, alertou que a robustez dos dados do sub-grupo é menor do que o dado da eficácia geral. O plano de vacinação apresentado pelo governo do Estado de São Paulo já prevê um intervalo de 21 dias entre as aplicações.

O intervalo entre as doses das vacinas contra Covid-19 se tornou um tema de grande debate entre cientistas e governos. O Reino Unido também decidiu permitir um intervalo maior entre as doses da vacina da Pfizer com a BioNTech, mesmo com as empresas afirmando que só têm dados de eficácia para um intervalo mais curto.

Já em relação à vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford, que também foi aprovada nesse domingo (18) para uso emergencial, reguladores do Reino Unido disseram que o imunizante é mais eficaz quando aplicado com um intervalo maior entre as doses do que planejado inicialmente. Ainda não há previsão de chegada e aplicação da vacina de Oxford no Brasil.

Coronavac

Segundo o Instituto Butantan, parceira da Sinovac no Brasil, a eficácia geral da vacina foi de 50,4% com base nos resultados dos testes em um grupo de 9 mil voluntários que receberam as doses com intervalo de 14 dias entre elas. O instituto também disse que a vacina foi 78% eficaz na prevenção de casos leves de Covid-19 e 100% em evitar quadros moderados e graves.

A Sinovac ainda não divulgou o resultado global dos testes em Fase 3, mas sua vacina já foi aprovada para uso emergencial em países como Turquia e Indonésia, além do Brasil.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começou ontem em São Paulo e hoje em todo o Brasil com a CoronaVac. A primeira aplicação da vacina contra a Covid-19, fora dos ensaios clínicos, foi feita às 15h30 deste domingo (17) no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

Hoje (18), governadores propuseram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiantar o início do processo, que a princípio ocorreria apenas a partir de quarta (20), e o pedido foi atendido.

Minas Gerais recebeu nesta segunda-feira (18) 561 mil doses, das 6 milhões disponíveis no momento, da vacina CoronaVac e vacinação pode começar ainda nesta segunda-feira para os mineiros, a partir das 17hrs, de acordo com o governador do estado.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!