Minas recebe 561 mil doses da Coronavac: ‘Vacinação pode começar’

vacina covid minas
Governador de Minas recebeu as doses com ministro da Saúde (Reprodução/@RomeuZema/Twitter + Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

O estado de Minas Gerais recebeu 561 mil doses da vacina Coronavac. O ministério da Saúde divulgou, na noite de ontem (17), a planilha com a distribuição do imunizante contra o novo coronavírus para as unidades da federação. O governador Romeu Zema (Novo) participou da entrega simbólica da vacina, em São Paulo, nesta segunda-feira (18), em cerimônia com o ministro Eduardo Pazuello.

No total, conforme a planilha, Minas recebe 561.120 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan e a empresa Sinovac. O público alvo da primeira fase da imunização vai compreender 275.088 mineiros. No documento da pasta estão reservadas 16.560 doses para a população indígena. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados serão responsáveis por fazer a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa.

planilha vacina covid
Planilha mostra quantas doses cada estado vai receber (Reprodução/Ministério da Saúde)

O governador Zema afirmou, em postagem nas redes sociais, que a distribuição da Coronavac vai começar “imediatamente”, assim que ela chegar ao estado mineiro. O mesmo acontecerá com a “aplicação nos grupos prioritários”. Segundo o político, “a vacinação pode começar ainda hoje, a partir das 17h”.

Mudança nos planos

O PNI (Plano Nacional de Imunização) previa o começo da vacinação na quarta (20), mas após sofrer pressão, o ministro Pazuello disse que a imunização pode iniciar nesta segunda.

“A gente pode colocar a ideia de hoje ao final do expediente os estados começarem no município principal a começar a vacinar, com isso a gente adianta um dia. Acho que a gente pode começar hoje ao final do expediente”, disse Pazuello no evento realizado no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!