Profissionais da saúde são os primeiros a receber a Coronavac em Minas

vacinação covid
Profissionais da saúde estão entre os primeiros a receber a Coronavac hoje (Reprodução/@romeuzemaoficial/TikTok)

Depois de tanta espera e ansiedade, cinco profissionais da saúde de Minas Gerais serão os primeiros a receber a vacina Coronavac, ainda na noite desta segunda-feira (18), em Confins, na região metropolitana de BH. Os trabalhadores apareceram em vídeo publicado no Tik Tok e em outras redes do governador Romeu Zema (Novo). O grupo é composto por dois técnicos em enfermagem, um fisioterapeuta, uma enfermeira e uma médica.

Todos os profissionais a receber a vacina durante o ato simbólico fazem parte do quadro de funcionários da Fhemig (Fundação Hospitalar de Minas Gerais). Eles trabalham na linha de frente do novo coronavírus.

Conheça:

Thiago Liberio, técnico em enfermagem
Adileia Cardoso, enfermeira
Maria Bom Sucesso, técnica em enfermagem
Moisés Alves Senra, fisioterapeuta
Teresa Gamarano, médica

Quem aplicará a vacina

Do outro lado da imunização, está a enfermeira Adriana Vilella Ávila de Castro, que atua há 20 anos na área da saúde e trabalha na área de logística da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). A profissiona conversou com o BHAZ direto do Aeroporto de Confins. Para ela, apesar de não estar na linha de frente do combate à Covid-19, a exaustão que a pandemia trouxe foi a mesma.

“Hoje é o dia D, a felicidade é conjunta, a minha felicidade é como a deles. Mesmo não estando na linha de frente, mas estando diretamente na gestão do estado, por mais que a gente atue preventivamente, aumentando leito para que ninguém fique sem assistência, é tão exaustivo e desgastante quanto o pessoal que está na frente. Eles tomaram os riscos, mas acredito que o desgaste tenha sido o mesmo”, afirmou a enfermeira.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!