Zema diz que todos os mineiros serão vacinados ‘até o meio do ano’

romeu-zema-vacina-covid
Governador disse que as prefeituras poderão ir até as regionais buscar as doses nesta terça-feira (19) (Henrique Coelho/BHAZ + Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou em entrevista à Itatiaia que até o meio do ano todos os mineiros estarão vacinados. A afirmação sobre a vacinação contra a Covid-19 foi feita no início da tarde desta segunda-feira (18). Zema também disse que a partir desta terça-feira (19) as prefeituras poderão ir até as regionais buscar doses das vacinas.

“Até o meio do ano com toda certeza o mineiro terá recebido sua vacina”, afirmou Romeu Zema. “Nesse mês de janeiro e início de fevereiro, em que uma massa expressiva de pessoas será vacinada, principalmente os mais expostos a riscos, nós já começaríamos a sentir uma redução do número de casos e de internação. É questão de 15, 30 dias para termos uma diferença bem expressiva no número que hoje está sobrecarregando o sistema de saúde”, disse em outro momento.

O governador ainda acredita que a partir desta terça-feira (19) as prefeituras dos municípios já poderão ir até as regionais buscar as doses. “O ministério já deixou uma previsão de que daqui a sete dias uma nova remessa chegue para que o processo não pare. Essas 561 mil vacinas devem ser consumidas nesta primeira semana. [Na nova remessa] deve ser um volume semelhante a esse primeiro”.

Professores também serão prioridade

O governador de Minas disse que é possível que os professores entrem nos grupos prioritários para receber a vacina. “O Ministério da Saúde está para publicar como será esse calendário. O professor, por estar em contato com um grande número de pessoas, com certeza vai ser uma prioridade”.

Segundo Zema, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello continua fazendo negociações com a Índia para a liberação das vacinas produzidas lá. “É provável que em mais uma, duas semanas, as vacinas da AstraZeneca/Oxford comecem a chegar ao Brasil”.

Minas já recebeu mais de 500 mil doses

O estado de Minas Gerais já recebeu 561 mil doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa Sinovac. O público que receberá a vacinação em sua primeira fase corresponde a 275.088 mineiros. Mais cedo, Romeu Zema havia afirmado, em redes sociais, que a vacinação poderia começar ainda hoje, a partir das 17h.

De acordo com Zema, essa informação foi passada por Pazuello que, por pressão dos governadores, decidiu adiantar a data do início da vacinação. Anteriormente, a imunização estava prevista para iniciar nesta quarta-feira (20).

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!