Covid-19: Comércio de Neves passa a funcionar em dias alternados

comércio
Decreto prevê revezamento no funcionamento do comércio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Alguns setores do comércio de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, passaram a funcionar em dias alternados a partir desta terça-feira (19). A medida segue a determinação do Plano Minas Consciente, do governo estadual, para conter o avanço do novo coronavírus. A cidade da Grande BH vacinou os primeiros nevenses pela manhã.

O decreto assinado pelo prefeito Moacir Martins determina que os serviços essenciais poderão funcionar sem restrição de circulação ou de dias. Bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e similares também podem receber o público todos os dias, das 7h às 20h. Apesar da permissão, segue proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Após o horário estabelecido, o atendimento é para retirada ou delivery de alimentos.

Quem precisar utilizar bancos, supermercados e casas lotéricas deve seguir um esquema de rodízio baseado no último número do CPF. Aqueles que tiverem os números 1, 2, 3, 4 e 5 como último algarismo estão autorizados a terem atendimento presencial às segundas e quartas. Às sextas, sábados e domingos todos estão autorizados.

Comércio

O decreto também determina o funcionamento das atividades não consideradas essenciais em formato de revezamento em dias pares e ímpares. Confira o que pode abrir ao público:

  • Dias pares

Agropecuária; fábrica, energia, extração, produção, siderurgia e afins; atividades jurídicas, administrativas e afins; armas e fogos de artifício; produtos agrícolas, plantas e floricultura; livros, papelaria, discos e revistas; vestuário; clínicas de estética, pilates, barbearia, salões de beleza; joias e bijuterias; atividades profissionais, cientificas e técnicas; agenciamento de viagens; cosméticos, lavanderia, comércio de veículos, atividades de recreação e lazer, ensino extracurricular.

  • Dias ímpares

Material de construção e afins; telecomunicação, comunicação e imprensa; antiguidades e objetos de arte; artigos esportivos e jogos eletrônicos; móveis, eletrodomésticos, tecidos e afins; atividades esportivas, academia de ginástica, mediante agendamento, e clube social; departamentos e variedades; design e decoração; formação de condutores; atividades fotográficas e similares; publicidade; aluguel de objetos pessoais e domésticos; cadeia produtiva; lojas de informática e aparelhos de comunicação; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

O comércio que se enquadrar em atividades de dias diversos, deverá escolher e comunicar ao setor de fiscalização de postura para evitar penalidades. O decreto pode ser lido aqui.

Covid-19 em Neves

Ribeirão das Neves tem, conforme o último Informe Epidemiológico, 6.748 casos confirmados do novo coronavírus e 194 mortes. A cidade da Grande BH registra 6.229 casos curados e 717 em acompanhamento. Na manhã de hoje, duas pessoas foram as primeiras vacinadas contra a Covid-19.

Os imunizados foram a técnica em enfermagem Sulamita Oliveira da Silva, de 39 anos, e o enfermeiro Igor Sidrach de Miranda, de 41. Os profissionais da saúde trabalham na linha de frente no Hospital São Judas Tadeu. “Diante de tantos desafios, uma injeção de ânimo para Ribeirão das Neves”, informou o Executivo municipal.

Dia histórico para Ribeirão das Neves! Hoje (19/01), os primeiros nevenses foram vacinados contra a covid-19 em um ato…

Publicado por Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves em Terça-feira, 19 de janeiro de 2021
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!