Covid-19: Grande BH alinha últimos detalhes e dá ‘start’ na vacinação

vacina contagem santa luzia
Imunização vai começar entre hoje e amanhã (Reprodução/Facebook/Prefeitura de Contagem/Prefeitura de Santa Luzia)

Não se passaram nem 24 horas desde que a vacina da Covid-19 aterrissou em solo mineiro e os municípios do estado já mostraram que não têm tempo a perder. Várias cidades já cravaram as datas para o início da distribuição do imunizante – e muitas delas já começam hoje (19) mesmo. É o caso de Contagem, Betim, Sabará e Santa Luzia, na região metropolitana de BH, que começaram nesta tarde. Mesmo as que ainda não estipularam já avisaram que estão alinhando os detalhes finais para enfim dar início à vacinação.

Em Contagem, o primeiro lote, com 5.461 doses da Coronavac, produzida pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegou nesta manhã e as vacinas já vão começar a ser aplicadas amanhã (20). A prefeitura informou que vai realizar, às 16h, o primeiro ato de vacinação, onde dez profissionais da saúde serão imunizados. “A chegada das vacinas renova a minha esperança! Estou muito emocionada e confiante de que vamos ter tempos melhores”, disse a prefeita Marília Campos (PT).

A campanha de vacinação vai começar nesta quarta-feira (20), nas unidades volantes do município, que ficam no Hospital Municipal de Contagem e no Hospital de Campanha Santa Helena. Atualmente, Contagem tem quase 5 mil profissionais de saúde – dos quais mil estão na linha de frente do combate ao coronavírus – e 750 idosos que moram em asilos e ocupam os primeiros lugares da fila para receber o imunizante.

contagem
Em Contagem, distribuição do imunizante vai começar amanhã (Reprodução/Facebook/Prefeitura de Contagem)

Betim

Já em Betim, a prefeitura do município informou que também recebeu nesta terça o primeiro lote, com 5.160 doses das vacinas contra a Covid-19. Um ato simbólico está previsto para acontecer na tarde de hoje, às 16h, no estacionamento do Cecovid 4 (Centro de Cuidados Intensivos). A unidade de saúde fica localizada no Centro Materno-infantil, na Avenida Edmeia Matos Lazarotti.

No ato simbólico, sete profissionais da área da saúde receberão o imunizante, dando início à vacinação desse grupo dos trabalhadores. A partir desta quarta-feira (20), os demais profissionais de saúde de Betim começarão a ser imunizados. Com isso, o grupo dos trabalhadores da saúde será o primeiro da campanha a receber a vacinação.

Sabará

Em Sabará, as vacinas também chegaram hoje e a prefeitura não vai perder tempo. As primeiras doses serão aplicadas ainda nesta terça-feira, em uma cerimônia simbólica. E o Executivo municipal também já definiu quem serão as primeiras cinco pessoas a receber o imunizante no município – todas mulheres. São eles:

  • Matilde dos Santos: Auxiliar de serviços gerais da UPA Padre Lazaro. Mora em Sabará há cerca de 20 anos e atualmente trabalha na higienização do setor de Covid-19.
  • Daiane Santos do Amaral: Técnica de enfermagem que começou na profissão trabalhando na implantação da UPA Sabará. Atualmente, trabalha no setor de Covid-19 da unidade do bairro Nações Unidas.
  • Maria Claudia de Macedo Neto: Médica clínica plantonista, atua na UPA como médica horizontal do setor de Covid-19.
  • Carolina da Silva Oliveira: Técnica de enfermagem do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Começou o trabalho em Sabará em 2014, na UPA, e agora atende casos confirmados e suspeitas de Covid-19 pelo SAMU.
  • Erci de Freitas Madureira: Técnica de enfermagem que atua na rede desde 1993. Já trabalhou em várias campanhas de imunização e garante que essa é a que tem maior expectativa. “Se for preciso virar dia e noite, o faremos aqui no posto para vacinar todo mundo”, diz.

Santa Luzia

No município de Santa Luzia, as doses das vacinas chegaram no início desta tarde. Por enquanto, apenas 762 doses foram encaminhadas para a cidade, e a previsão é de que outras chegarão nos próximos dias. A Prefeitura de Santa Luzia fará o lançamento da “Campanha de Vacinação contra a Covid-19” por volta das 16h de hoje.

Durante a abertura da campanha, a primeira dose da vacina será aplicada. A prefeitura do município informou que a aplicação do imunizante acontecerá junto com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, no bairro Industrial Americano. Por conta do pequeno número de doses que a cidade recebeu, o primeiro grupo a ser imunizado será o de “profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19”, conforme informou a prefeitura.

vacina santa luzia
Doses da Coronavac chegaram a Santa Luzia nesta terça (Rpeorudção/Facebook/Prefeitura de Santa Luzia)

Pedro Leopoldo

Em Pedro Leopoldo, a primeira remessa de vacinas, com 417 doses, chegou também no dia 19 – e as aplicações começaram já no mesmo dia. Assim como nos demais municípios, a imunização priorizou os trabalhadores da área da saúde. A vacinação foi realizada no Hospital Municipal Francisco Gonçalves e no Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, além do Pronto Atendimento Lagoa de Santo Antônio. Alguns idosos também se classificaram para receber os imunizantes da primeira leva de vacinas. Entre eles, os moradores do Lar para Idosos Irmã Tereza. Funcionários do local também foram vacinados.

O BHAZ também procurou a Prefeitura de Nova Lima para saber em que pé está o programa de vacinação no município. No entanto, até a publicação desta matéria, a reportagem não recebeu um retorno.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!