Vacinação em todas as cidades de MG começa na tarde desta terça-feira

vacina coronavirus
Transporte da vacina contra o novo coronavírus começou na madrugada (Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)

A distribuição das doses da vacina Coronavac, para todo o estado de Minas Gerais, começou na madrugada desta terça-feira (19). Mais de 500 mil serão distribuídas paras as 28 Superintendências Regionais de Saúde.

O estado mineiro recebeu 577 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac. A expectativa é de que a imunização comece ainda hoje em toda Minas.

O transporte da vacina será pelas vias terrestre e aérea. Do aeroporto da Pampulha, já saíram as primeiras cargas do imunizante. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), viajou para Montes Claros nesta manhã.

Na cidade localizada no Norte de Minas, ele vai acompanhar a imunização. “Estou indo para Montes Claros, onde acompanho a primeira vacinação contra a Covid-19 no interior do estado”, postou em rede social.

A previsão é que a imunização comece ainda hoje em todos os 853 municípios do estado.

“Nós recebemos as vacinas ontem à noite e, hoje cedo, já enviamos para muitas cidades. Essas caixas contendo as doses de vacina, de forma que dentro de poucas horas, duas horas no máximo, praticamente todas as regionais estarão abastecidas com as vacinas e poderão vacinar”, disse em entrevista à Globo Minas.

transporte vacina covid
Parte da carga dos imunizantes saíram do aeroporto da Pampulha (Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)

Quem será vacinado?

O primeiro grupo prioritário a receber a imunização contra a Covid-19 são os profissionais em saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e indígenas que vivem em aldeias. O grupo segue a definição do PNI (Plano Nacional de Imunização).

Cada pessoa vai receber duas doses da Coronavac. Minas terá cerca de 280 mil imunizados ao final da primeira etapa. De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), os municípios já têm definidos os locais de vacinação, pois foram orientados a identificar equipamentos de saúde, asilos e comunidades indígenas para locais de imunização.

Covid-19 em Minas

O estado mineiro tem, segundo o último Boletim Epidemiológico, 646.091 casos confirmados do novo coronavírus e 13.483 mortes. Os casos recuperados chegaram a 570.258 e os em acompanhamento 62.350. De acordo com a SES-MG, os municípios com mais diagnóstico positivo para a doença são:

  • Belo Horizonte – 76.865
  • Uberlândia – 49.581
  • Ipatinga – 16.369
  • Contagem – 15.773
  • Montes Claros – 15.487

As cidades com mais mortes são:

  • Belo Horizonte – 2.040
  • Uberlândia – 767
  • Juiz de Fora – 606
  • Contagem – 575
  • Governador Valadares – 451
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!