BH deve encerrar 1ª fase da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira

vacina vacinacao bh
Os profissionais da saúde foram os primeiros imunizados contra a Covid-19 na capital (Hospital das Clínicas da UFMG/Divulgação)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) tem previsão de concluir a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (22). A imunização na capital começou na terça (19). A cidade recebeu 128.388 mil doses da vacina, que estão sendo distribuídas exclusivamente aos profissionais da saúde nesta primeira fase.

O trabalho foi iniciado após o repasse da Coronavac, vacina do laboratório Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, pelo Governo do Estado, que recebeu 577.480 doses, das 6 milhões disponíveis no país. Até 18h de ontem (20), 59.561 doses já tinham sido distribuídas a hospitais públicos, filantrópicos, privados e serviços de urgência (UPAs e SAMU) da capital.

O primeiro profissional a ser vacinado foi o auxiliar de enfermagem do CTI, Antônio Alves Ribeiro, de 61 anos, no Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na terça-feira. Ele trabalha na instituição há 38 anos. Na rede da Prefeitura, o Hospital Odilon Behrens foi o primeiro a vacinar profissionais. Na quarta (20), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) deram início à imunização.

A previsão é de que 63 mil pessoas sejam vacinadas nesta etapa e que a entrega das segundas doses da primeira fase seja em até 21 dias. O laboratório Sinovac divulgou dados de eficácia do estudo em Fase 3 da Coronavac e anunciou que a vacina pode ser mais eficaz com intervalo de três semanas entre doses. A imunização está sendo feita por vacinadores das próprias unidades de saúde.

“Mesmo com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos”, reforçou a PBH.

Vagas

A Prefeitura já contratou 162 profissionais de enfermagem que vão reforçar as equipes de Saúde durante a Campanha de Vacinação contra Covid-19. Eles atuarão com os servidores responsáveis pela imunização no município.  O contrato tem duração de oito meses. Ainda há cerca de 300 vagas disponíveis. Os interessados devem se cadastrar no Banco de Currículos. A validade do currículo é de 12 meses.

Coronavac

Segundo o Instituto Butantan, parceiro da Sinovac no Brasil, a eficácia geral da vacina foi de 50,4% com base nos resultados dos testes em um grupo de 9 mil voluntários que receberam as doses com intervalo de 14 dias entre elas. O instituto também disse que a vacina foi 78% eficaz na prevenção de casos leves de Covid-19 e 100% em evitar quadros moderados e graves.

A Sinovac ainda não divulgou o resultado global dos testes em Fase 3, mas sua vacina já foi aprovada para uso emergencial em países como Turquia e Indonésia, além do Brasil.

Pandemia em BH

Boletim epidemiológico dessa quarta-feira (20) (Reprodução/PBH)

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, BH tem 79.919 casos confirmados de Covid-19 e 2.109 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 72.219 e os em acompanhamento 5.591. O nível de alerta na cidade segue vermelho devido às condições dos indicadores:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 1,03 – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 81,7% – nível vermelho
  • Ocupação leitos enfermaria Covid-19 – 65,9% – nível amarelo

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!