Pombos são pintados e ação revolta moradores em MG: ‘Palhaçada’

Pombos pintados
Prefeitura da cidade garantiu que vai investigar o caso (Reprodução/Twitter)

Mais uma vez, o surgimento de pombos pintados de cores artificiais intriga a população de Minas Gerais. Desta vez, a aparição em Leopoldina, na Zona da Mata, fez com que a prefeitura da cidade passasse a investigar, junto à Polícia Militar de Meio Ambiente, quem está pintando os animais. Em outubro de 2019, pombos cor-de-rosa surpreenderam moradores de Belo Horizonte (relembre aqui).

Fotos dos pombos de Leopoldina pintados de verde, azul e rosa viralizaram nas redes sociais e revoltaram os internautas. Afinal, quem pintou os animais pode ter colocado a vida deles em risco, e as tintas usadas podem ser tóxicas. A ativista da causa animal Luisa Mell repudiou a atitude no Instagram: “É vergonhosa a maneira como os animais são tratados, simplesmente para atender alguma palhaçada fútil e inútil de seres humanos”.

Na época, a galera achou que pararia nessa. Agora popularizou firme essa moda de pintar pombo em Leopoldina-MG. Que raiva!

Publicado por Catioro Reflexivo em Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

“A Prefeitura tomou conhecimento do fato na quarta-feira, dia 20, através de redes sociais. Por isso, não sabe precisar quando este ato criminoso ocorreu nem quem são os responsáveis. Até o presente momento, não havia sido notificada sobre o fato. Vale ressaltar que a Administração não compactua com atitudes que venham colocar em risco a vida de animais ou prejudicar o meio ambiente”, afirmou a Prefeitura de Leopoldina, por meio de nota (leia na íntegra abaixo).

Nota da Prefeitura de Leopoldina na íntegra

A Prefeitura de Leopoldina informa que já está em contato com a Polícia Militar de Meio Ambiente e colaborando em tudo que for necessário para identificar os responsáveis por tingir pombos na cidade. A Prefeitura tomou conhecimento do fato na quarta-feira, dia 20, através de redes sociais. Por isso, não sabe precisar quando este ato criminoso ocorreu nem quem são os responsáveis. Até o presente momento, não havia sido notificada sobre o fato. Vale ressaltar que a Administração não compactua com atitudes que venham colocar em risco a vida de animais ou prejudicar o meio ambiente. O Executivo municipal também lamenta que este ato tenha ocorrido na cidade, que é um lugar de pessoas ordeiras e de bem. Por fim, frisa que tal ato criminoso não representa ou retrata o perfil dos leopoldinenses”.

Pombos rosa em BH

Em outubro de 2019, pombos cor-de-rosa foram flagrados nas proximidades da Estação Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. À época, o coordenador do Laboratório de Ornitologia da UFMG – ramo da zoologia que estuda as aves -, Marcos Rodrigues, explicou ao BHAZ que nenhuma espécie de pombo no mundo tem a coloração rosa tão forte.

“Pela foto se trata da espécie comum Columba livia. É uma espécie que não é originária da fauna brasileira. Ela foi introduzida no Brasil no século passado e se espalhou pelas cidades. Existem muitas raças dessa pomba com grande diversidade de coloração, mas nenhuma rosa como na foto”, disse o especialista.

Rodrigues contou ainda que nunca viu nada parecido e que o pombo pode ter sido pintado. No entanto, segundo ele, “colorir” a ave seria uma tarefa difícil: É que a pessoa teria que se manter muito perto do pombo para fazer isso.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!