Homem deixa cão amarrado em chiqueiro para morrer e acaba preso

cão maus-tratos mateus leme
Animal foi encontrado fraco, com dentes podres e feridas no corpo (PCMG/Divulgação)

Um homem foi preso após deixar um cão amarrado para morrer em um chiqueiro na cidade de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele admitiu que ouvia o animal – que estava fraco, ferido e com os dentes quebrados – chorando no quintal de casa e não quis fazer nada a respeito. O flagrante aconteceu na última segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início após uma denúncia anônima. Uma equipe de investigadores foi até a casa do homem, onde encontrou o cão amarrado no chiqueiro, sem água ou comida e exposto ao sol.

Os policiais relataram ainda que o animal estava extremamente fraco, com carrapatos e pulgas, além de ter várias feridas e secreções pelo corpo. Ele também tinha os dentes quebrados e apodrecidos, em razão da falta de cuidados veterinários. A equipe relatou ainda que o cão apresentava mau cheiro semelhante ao de um corpo já em decomposição.

Ato criminoso

Levado para a delegacia, o dono afirmou que ouvia os choros e gemidos do animal, mas que não fez nada para ajudá-lo. O cão foi resgatado e agora está sob os cuidados de um tutor provisório.

A delegada responsável pelo caso, Ligia Mantovani, afirma que a polícia já pediu a prisão preventiva do investigado. “Vale lembrar que, em 29 de setembro de 2020, houve uma inovação legislativa que tornou possível a prisão em flagrante de quem comete o crime de maus-tratos contra cães e gatos, tendo a pena aumentado para até cinco anos de reclusão”, pontua.

“A Polícia Civil não compactua com a prática de crimes em desfavor de animais e está atenta às denúncias para atuar imediatamente na salvaguarda dos mesmos”, finalizou a delegada.

Com PCMG

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!