Luiza Erundina diz que PSOL ‘negocia convicções’ e levanta debate público

Luiza Erundina
Candidatura da deputada à presidência da Câmara foi oficializada nesta semana (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A deputada federal e candidata à presidência da Câmara dos Deputados Luiza Erundina (PSOL-SP) fez uma crítica ao próprio partido, por meio das redes sociais, lamentando que o PSOL “negocie suas convicções e compromissos políticos históricos”. A declaração foi feita nesta sexta-feira (22), depois que a CNN Brasil noticiou que o partido considerava aderir ao bloco que apoia Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.

“É lamentável que o PSOL negocie suas convicções e compromissos políticos históricos ao aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara. Essa é uma prática dos partidos de direita com a qual eu não compactuo”, publicou Luiza Erundina, que teve a candidatura oficializada pelo PSOL na segunda-feira (18).

A possibilidade de aliança do PSOL com o bloco de Rossi foi divulgada pela CNN Brasil ontem (21). “A aliança teria o objetivo de reforçar o grupo na disputa das vagas na Mesa Diretora e não implicaria na retirada da candidatura de Erundina. […] A eventual obtenção antecipada da maioria dos cargos seria uma forma de atrair apoios de deputados para Baleia – a distribuição de cadeiras na Mesa é um dos elementos utilizados na busca de votos para a presidência”, diz a publicação.

O PSOL, no entanto, negou a possibilidade de aliança e afirmou que a notícia veiculada pela CNN é falsa. “Essa informação NÃO PROCEDE. Não há nenhuma negociação em curso para adesão do PSOL a qualquer dos blocos existentes hoje. Sou presidente do PSOL e repudio esse tipo de fake news. Isso é inaceitável”, publicou o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, no Twitter.

Conflito interno

A candidatura de Erundina à presidência da Câmara dos Deputados já havia dividido o PSOL: enquanto alguns parlamentares do partido declararam apoio à candidata, outros defendem apoio a Baleia Rossi, para enfraquecer a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em resposta a Luiza Erundina, a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) considerou o tuíte da candidata “lamentável”. “Muito feio que a senhora ataque quem não acha a tática correta lançar candidato nesse cenário da eleição da Câmara. Mesmo que sua posição tenha vencido e o PSOL tenha lançado seu nome, isso não não lhe autoriza a atacar o PSOL”, escreveu.

O presidente do partido, por outro lado, reforçou o apoio à candidatura de Luiza Erundina. “Como presidente do PSOL posso assegurar que nosso único compromisso nessa eleição da Câmara dos Deputados é com a plataforma representada e defendida por você. Quem negociar fora das instâncias do partido, o faz em nome próprio, não do PSOL. Estamos com você!”, respondeu Juliano Medeiros.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!