Restaurante de BH espalha mensagens inspiradoras e dribla dificuldades

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Warley Campos, Fabrício Soares e Marcinho, garçons da casa, e Alex Felipe, gerente de atendimento, dobrando origami (Restaurante Kanpai/Divulgação)

A pandemia já se arrasta há 10 meses e continua causando estragos em Belo Horizonte, especialmente após novo fechamento da cidade causado pela alta dos indicadores da Covid-19. Fortemente prejudicado desde o ano passado, um restaurante da cidade resolveu inovar e espalhar mensagens inspiradoras para evitar uma demissão em massa dos funcionários. De quebra, ainda leva otimismo e esperança para os belo-horizontinos em um momento tão difícil.

O Kanpai, um dos principais restaurantes especializados na comida japonesa de BH, decidiu realocar trabalhadores que ficariam sem funções durante o fechamento da cidade: garçons, hostess [quem recepciona os clientes] e o profissional responsável pelos drinks. Três dos cinco garçons, por exemplo, se tornaram “carteiros especiais” e entregam cartas nas casas dos clientes que moram em regiões próximas ao restaurante, situado no bairro Sion, região Centro-Sul da capital mineira.

As cartas vêm acompanhadas de um Tsuru, tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa, com uma mensagem de esperança e otimismo. ““O Tsuru é uma ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna”, explica Carolina Gontijo, supervisora de Recursos Humanos do restaurante.

A cultura oriental afirma que se uma pessoa fizer mil Tsurus com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Kanpai pretende espalhar 4 mil origamis pela cidade. Todos dobrados, um a um, pela nova equipe de atendimento.

Os outros dois garçons do quadro foram realocados para o setor de expedição, cujas tarefas tendem a aumentar neste momento onde o delivery é a única forma de venda. Agora passam a cuidar das embalagens e de todo o processo de armazenamento e despacho dos pratos.

‘Contente’

“A gente ficou feliz, só de não ter mandado embora, todo mundo ficou mundo contente. A adaptação foi tranquila para mim. Só de estar trabalhando, só de não estar em casa, dou graças a Deus”, afirma Warley Lisboa Campos, um dos garçons realocados. “Acredito muito que a gente vai passar por isso logo – agora tem vacina. Tá prejudicando muita gente, ainda mais no nosso setor, mas vai passar rápido”, diz, otimista.

A hostess da casa, por sua vez, começou a contribuir no departamento de marketing com a gestão das informações dos clientes. “O próprio horário de trabalho dela mudou. Antes era a noite no salão. Porém, como afirmou ter disponibilidade para trabalhar durante o dia, acabou assumindo uma função mais administrativa e é fundamental para fazer contatos, divulgar as promoções por meio do Whatsapp dos nossos clientes previamente cadastrados”, afirma Izabella Moreira, gerente de marketing.

O profissional que cuidava do preparo de drinks, cujas saídas caem drasticamente com o restaurante fechado, agora ajuda atualmente no sushibar, seção onde o trabalho também vem sendo ampliado por conta das entregas a domicílio.

“Sabemos que o cenário é difícil, mas, mesmo assim, tentamos olhar a situação de forma holística. Ao invés de apenas enxugarmos gastos e cortarmos pessoal, nossa primeira estratégia é e sempre será pensar em soluções criativas que tragam retorno para o restaurante e envolvam todos os nossos talentos, que mais do que nunca precisam de nós neste momento”, finaliza a gerente.

Combos Tsuru

​Aproveitando-se de toda a mensagem de positividade dos Tsurus, o Kanpai acaba de lançar, exclusivamente para o delivery, três combos com esta proposta, que ao serem pedidos no delivery são acompanhados dos origamis feitos pelos garçons e da cartinha.

O ‘Tsuru União’ (R$ 98,20), com 32 peças, leva sahimis, sushis, makis de salmão e atum e hots especiais. Ao escolher o ‘Tsuru do Amor’ (R$ 169,90), o cliente tem direito a um menu degustação composto de uma porção de sunomomo, seis bolinhos de salmão, Yakisoba de frango, Brownie, além de um Combinado com 24 peças. É possível adicionar ao pedido um vinho branco (R$ 80) ou sake (R$ 90).

Por fim, o ‘Tsuru da Saúde’ (R$ 108,40), feito com seis Hot Philadelphia, seis Acelga Poró, quatro Uramaki Especial, quatro Uramaki Philadelphia, quatro Maki de Salmão, dois Sushis grelhados, dois de salmão e quatro de camarão.

Edição: Thiago Ricci

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