Veja elege SP como ‘capital do Nordeste’ e leva invertida de prefeituras

capa veja prefeitura salvador
Prefeitura de Salvador puxou ‘vingança’ bem humorada e várias outras reagiram (Reprodução/Twitter/@vejasp + Reprodução/Facebook/Prefeitura de Salvador)

A edição paulista da revista Veja elegeu a cidade de São Paulo como “capital do Nordeste” em uma edição comemorativa publicada nessa sexta-feira (22). E quem não gostou nem um pouco foram as capitais que de fato ficam no Nordeste. Em uma “vingança” bem humorada nas redes sociais, as prefeituras das cidades da região corrigiram a capa infeliz e lembraram – à Veja e a milhares de internautas – que as capitais já existem.

Tudo começou com o perfil da Prefeitura de Salvador. A página republicou a capa da revista – cujo objetivo foi falar sobre uma mudança no perfil dos nordestinos vivendo em São Paulo, que são maioria entre os migrantes na cidade desde o século passado – e brincou: “Será, amada? Eu conto ou vocês contam?”. Além do questionamento, o tuíte também mencionava as prefeituras de Aracaju, Maceió, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, São Luís e Teresina.

E elas toparam entrar na brincadeira. Em resposta ao tuíte inicial, a Prefeitura de Fortaleza brincou: “Enquete rápida aqui. Qual o melhor comentário sobre a capa de aniversário de SP da Veja? a) arriégua, b) aí dentu, c) ieeeeeeeeiiii”. “Poderia ser letra d. D) Eu só te digo uma coisa: eu não te digo é nada!”, respondeu o perfil de Salvador.

As páginas oficiais das prefeituras de Aracaju, Natal e Recife também resolveram rebater a afirmação da veja com bom humor. Elas responderam a publicação do governo de Salvador com vários memes, piadas e até gifs da Gretchen, que virou um símbolo dos memes no país. “Ai, amiga…”, “Eles que lutem, bebê” e “O golpe tá aí. Cai quem quer” foram algumas das respostas que a situação arrancou de perfis oficiais.

‘Brasil não é para amadores’

A interação inesperada não passou despercebida e garantiu a diversão de vários internautas. Os tuítes renderam milhares de curtidas e centenas de respostas. Muitos ficaram satisfeitos com a resposta à decisão da Veja e vários outros ficaram impressionados com o nível de descontração nos perfis oficiais das prefeituras.

“Realmente, Brasil não é para amadores, até as prefeituras…”, brincou o internauta, enquanto outra aproveitou para tentar adivinhar quem estaria por trás da piada: “Estagiário da prefeitura, eu já te amo”. “O excesso de poluição do ar de SP causa esses delírios aí”, ironizou um terceiro.

‘Não levem a sério’

Uma problemática mais séria levantada pela capa também não passou despercebida: o preconceito contra nordestinos. Com a repercussão da edição da Veja SP, muitos internautas apontaram que a ideia de associar o sucesso de pessoas nordestinas a uma cidade do sudeste, além de pouco coerente, é preconceituosa.

“A cada segundo que eu olho pra essa capa da Veja São Paulo me dá mais raiva. É por isso que eu falo mal. O tanto de preconceito, xingamento, desmerecimento do meu trabalho em 3 anos apenas porque vim do nordeste e os caras vêm dizer que são a capital? Me respeita”, comentou uma internauta. “1- Se o Nordeste tivesse uma capital, não seria São Paulo; 2- Mania de achar que nordestino só dá certo quando vai pra o sudeste; 3-  Um dos nordestinos entrevistados lamentou não ter mão-de-obra nordestina, como azulejistas. Se adaptou ao modus operandi. Não levem a sério”, disse um segundo.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!