BH tem menos chuva do que o normal e entra em ‘veranico’; meteorologista explica

sol-belo-horizonte
Você sabe o que é o chamado veranico? (Moisés Santos/BHAZ)

No Brasil, o verão é marcado por chuva em diversos cantos do país, e um desses lugares é Minas Gerais. Entretanto, janeiro não tem sido chuvoso em todas as partes do estado, principalmente em Belo Horizonte. Com isso, a capital mineira entrou no que é caracterizado pelos meteorologistas como veranico. A denominação é dada devido à escassez de chuva num período em que normalmente teríamos a presença das precipitações.

O meteorologista Heriberto dos Anjos explicou ao BHAZ que a escassez de chuva em Belo Horizonte no mês de janeiro não é normal. “Para janeiro isso não é bom, tem que chover. Não tem nem previsão de passagem de frente fria, e se chegar a chover será pelo calor”, disse Heriberto. Janeiro e dezembro são caracterizados como os meses mais chuvosos do verão belo-horizontino, segundo o profissional.

O início do mês de janeiro foi bastante abundante em relação à chuva, embora os dias estejam secos na capital. “Os 15 primeiros dias de janeiro foram bem estáveis em relação à chuva, e em comparação com janeiro de 2020 foi o mês mais chuvoso da história da cidade”, disse Heriberto.

Segundo o meteorologista, em algumas regiões de Belo Horizonte já choveu a quantidade prevista na média mensal de janeiro. “Alguns lugares passaram da média mensal climatológica para janeiro, que é de 329 milímetros. Nas regiões Centro-sul, Barreiro e Oeste”, explicou. Entretanto, as chuvas não continuaram ao longo do mês e, quando caíram, vieram de forma isolada.

Gráfico mostra o acumulado de chuvas até o dia 25/01 (Reprodução/GeoClima)
Gráfico mostra a anomalia de chuvas acumuladas até o dia 25/01 (Reprodução/GeoClima)

Tempo seco

Como consequência do veranico, o meteorologista aponta dias mais quentes e mais secos. Nesta segunda-feira, por exemplo, a umidade relativa do ar registrada, por volta das 15h, era de 32%. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considerada o índice bom quando está acima dos 60%. Com o tempo mais seco, algumas pessoas podem ter agravamento de problemas respiratórios, sangramentos pelo nariz e dores de cabeça.

Uma das recomendações para contornar os efeitos do tempo seco é evitar atividades físicas ao ar livre, além de banhos de sol, especialmente entre 14h e 16h (confira outras dicas ao fim da matéria).

Quando teremos chuva em BH?

De acordo com Heriberto dos Anjos, as chances de chover durante esta semana são mínimas, e se chegar a acontecer ainda será em pontos isolados. “Esta semana também, não tem muita chuva, pode chover hoje isoladamente. Amanhã fica muito quente, com temperatura em torno de 32°C e umidade do ar em 30%”.

O meteorologista também disse que os próximos dias irão esquentar, e que isso pode ser um fator causador de chuva, mesmo que seja abaixo da média esperada. “Pode chover chuvas localizadas devido ao calor, mas não distribuída, é a famosa chuva de verão, que ocorre em curtos períodos e isoladamente”.

Apesar de as chuvas estarem acumuladas em Belo Horizonte, Heriberto dos Anjos disse que nem sempre acontece de elas caírem depois, de maneira a compensar o período que não choveu. Porém, há esperanças para Belo Horizonte. O meteorologista explicou que há uma tendência de mudança no cenário chuvoso para o início de fevereiro, que começa na próxima semana.

“A tendência é que no inicio de fevereiro, a partir do dia 2, a situação mude, e de acordo com o quadro metereológico pode ter chuva forte por ser verão. Normalmente vai com intensidade de moderada a forte, e pode ser forte nos próximos 10 dias de fevereiro”, conta Heriberto.

Baixa umidade do ar: Recomendações

– Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais;https://874b3d08522afa18935a21a23dbf065b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

– Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

– Evitar frituras;https://874b3d08522afa18935a21a23dbf065b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

– Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda, colocar uma bacia com água.

– Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

– Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

– Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

– Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!