Secretário de Nova Lima deixa o cargo após edital para cloroquina

prefeito nova lima
Prefeito comunicou a troca na secretaria por meio das redes sociais (Reprodução/@joaomarcelodieguez /Facebook)

O médico Rafael Guerra não é mais secretário de Saúde de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A saída do então responsável pela pasta foi comunicada pelo prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania) nesse domingo (24). Guerra foi alvo de críticas nos últimos dias, após ser publicado um edital para compra de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19.

“Acabo de sair de uma reunião com o Dr. Rafael Guerra em que o secretário de saúde colocou o cargo a disposição”, anunciou o chefe do Executivo municipal pelas redes sociais. A gestão de Guerra durou menos de um mês, 24 dias, e, segundo o prefeito, o convite para o cargo foi feito “em decorrência do respeito e da admiração pela sua carreira e pela certeza da sua contribuição” para a saúde do município.

Acabo de sair de uma reunião com o Dr. Rafael Guerra em que o secretário de saúde colocou o cargo à disposição. O meu…

Publicado por João Marcelo Dieguez em Domingo, 24 de janeiro de 2021

A abertura de um edital para a compra de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina para o tratamento da Covid-19 foi o que motivou a saída de Guerra da secretaria. O documento, publicado na última sexta-feira (22), previa a aquisição de 180 mil compridos e o valor estimado era de R$ 637.812. Os três medicamentos listados não possuem eficácia comprovada para a doença e a abertura de edital gerou críticas.

edital nova lima remédios
Relação da quantidade de medicamentos desejados para compra (Reprodução/Prefeitura de Nova Lima)

Quem assume?

O vice-prefeito, Diogo Ribeiro, assume, de forma interina, a secretaria de Saúde até que seja definido “quem estará à frente desta importante pasta num momento tão difícil enfrentado pelo país”, conforme classificou Dieguiz. Nova Lima, segundo o último boletim da prefeitura, tem 9.589 casos confirmados do novo coronavírus e 76 mortes.

boletim nova lima
Informe da Covid-19 em Nova Lima (Reprodução/Prefeitura de Nova Lima)

Repercussão

O anúncio da saída de Guerra repercutiu entre os seguidores do prefeito. Houve quem comemorasse e lamentasse a breve passagem do médico à frente da secretaria da cidade da Grande BH. “E a ciência vence mais uma vez. O povo de Nova Lima não merece um negacionista na gestão da saúde! Não existe tratamento precoce”, escreveu uma mulher.

“Eu acredito neste tratamento. Que pena. Só espero não morrer, pois sou a favor do Dr. Rafael Guerra”, publicou uma pessoa que defendia a continuação do médico na secretaria municipal. Alguns internautas questionaram se o edital será revogado, e, consequentemente, as compras dos medicamentos canceladas. No portal da prefeitura, ainda não foi postada decisão sobre o tema.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!