Covid-19: Minas bate recorde de mortes com 216 registros em 24 horas

ambulância
Estado ultrapassou 707 mil casos confirmados do novo coronavírus (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais registrou 216 mortes provocadas pelo novo coronavírus na últimas 24 horas. Este é o maior número anotado em um dia desde o início da pandemia. Agora, o estado contabiliza 14.544 óbitos. A quantidade de infectados chegou a 707.649, após 8.392 confirmações. Os dados são do Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (27). A alta nos registros é reflexo das festividades de fim de ano, segundo especialista ouvido pela reportagem.

“Posso falar tranquilamente que estes números são reflexos dos encontros e viagens realizadas no fim de ano. Digo isso, pois a contaminação e morte pela Covid-19 não são de imediato. O óbito, por exemplo, as pessoas demoram a descobrir a infecção, depois vão para enfermaria. Acabam piorando e vão para o CTI. É uma morte lenta, são vários dias e várias semanas internado”, diz o infectologista Leandro Curi.

Para diminuir o número de infecções e, consequentemente, o de mortes, Curi ressalta a necessidade das pessoas seguirem as normas sanitárias. “Prevejo, infelizmente, que os casos devem se manter em alta, pois as pessoas continuam se aglomerando, fazendo festas, ignorando as normas. O vírus não tirou férias, pelo contrário, está trabalhando até mais que a gente”.

Covid-19 em Minas

De acordo com o informe da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), o estado chegou a 629.887 casos recuperados e 63.218 em acompanhamento. O boletim de hoje trouxe o maior número de registro de mortes de um dia para o outro. O recorde anterior era de 20 de janeiro, quando 214 óbitos foram notificados.

A cidade mineira com o maior número de mortes é Belo Horizonte, com 2.201. Na sequência, aparecem Uberlândia (796), Juiz de Fora (673), Contagem (620) e Governador Valadares (473).

BH também registra o maior número de diagnósticos positivos, com 82.913 confirmações. Uberlândia tem 52.717, e é seguida por Ipatinga (16.758), Contagem (16.098) e Montes Claros (15.984). Os dados completos podem ser vistos clicando aqui.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!