‘Peru da Paz’ impede que galinhas chocas briguem e vídeo dá o que falar

peru-separando-briga-galinhas
Ave ganhou o apelido quando separou uma briga entre duas galinhas de raça agressiva no sítio onde vivem (Arquivo Pessoal/José Vicente Barbosa)

Já imaginou ter um Peru “segurança” em casa, ou um Peru pacificador? No sítio de José Vicente Barbosa, um radialista da cidade de Águas Frias, Santa Catarina, tem um apaziguador oficial. O idoso, 60, gravou o momento do conflito entre as aves e compartilhou com os amigos. Rapidamente, o registro foi parar em grupos do Facebook e tem arrancado risadas.

No vídeo, o peru separa a briga entre duas galinhas, colocando-as uma debaixo de cada asa. José Vicente, que filma e narra a cena, apelida o animal de Peru da Paz. “Esse é o Peru da Paz, ele está separando as chocas aí que estão brigando. Ê bicho velho, faz isso aí, separa aí! Esse é o apaziguador, pegou as duas embaixo da asa. Esse é o chefe, cuida aí”, diz o radialista, rindo do comportamento das aves.

Ao BHAZ, José Vicente Barbosa contou como começou o conflito entre as galinhas. Segundo ele, as aves são da raça “Índio-brigadora”, geralmente usadas para a prática criminosa de rinha. “Eu não faço rinha mas eu gosto de criar, sempre tive essas galinhas, e o intuito delas é andar brigando. Eu desci elas do ninho com os pintinhos e elas começaram a brigar. Não percebi quando elas estavam brigando e, quando eu vi, o peru já estava separando elas”.

O radialista disse, também, que as galinhas brigam por qualquer motivo, mas principalmente quando têm filhotes. “Elas brigam até quando não têm filhotinho, mas mais fácil quando elas têm filhote, porque daí uma fica tipo com ciúme da outra, não quer que elas cheguem perto dos pintinhos, e começam a brigar, mas é o instinto delas mesmo”, explica.

O famoso Peru da Paz

Sobre o peru, o dono do sítio onde as aves vivem conta que adquiriu o animal já adulto, há cerca de 6 meses, e que as galinhas não brigam com ele. “Porque o peru é muito grande”, disse José Vicente. “Elas são bem mais pequenas que o peru, então elas não têm como encarar ele. Quando eu peguei esses perus, as galinhas angolistas foram para cima dele mas ele fez elas todas correrem”.

O nome da ave, de aproximadamente 1 ano e meio, passou a ser “Peru da Paz”, por conta da atuação junto às demais. “Agora ficou como ‘Peru da Paz’, você viu que eu chamei ele de chefe no vídeo, falei que ele queria paz, aí apelidamos ele de Peru da Paz”. No sítio do radialista também vivem outros animais, como porcos, galos e mais espécies de galinhas.

No Facebook, o nome do animal já se popularizou, e internautas compartilharam o registro da separação da briga. Nos comentários, os usuários se divertem com as cenas.

Comportamento natural

O professor de sanidade de aves da Escola de Veterinária da UFMG Nelson Rodrigo explica ao BHAZ que, para os animais, são normais atitudes de pacificação. “Como o próprio cuidador comenta, o peru é aparentemente um líder no plantel. Entre animais é comum o comportamento de pacificação, exercido pelo líder, em um grupo social”, diz.

Segundo o especialista, o peru pode ter sido criado, anteriormente, num ambiente em que viu o crescimento de outros animais, e criou um instinto paternal. “Ele pode ter sido criado na origem com galinhas, e talvez se identifique com elas. Adultos que foram criados junto e que acompanham o desenvolvimento de jovens, desenvolvem uma atitude social. Mas podemos estar frente a um indivíduo especial, que mereceria estudo”, conta Nelson.

Um outro elemento que também é comum, segundo o professor Nelson Rodrigo, é o conflito entre machos e fêmeas das raças comumente chamadas de “galinha ou galo de rinha”. “As raças de rinha têm temperamento naturalmente mais agressivo, e as fêmeas costumam disputa por território e parceiros”. De acordo com o especialista, as linhagens que tendem a brigar são Assel, Malayo, Shamo, e Sumatra.

Não é saudável para perus e galinhas agressivas viverem num mesmo ambiente, conforme explicado por Nelson Rodrigo. “Não é a recomendação para a boa saúde. As aves dessas duas espécies, e também outras, podem compartilhar patógenos. Alguns patógenos de patos ou perus podem causar efeitos mais graves em galinhas, e vice-versa”. Para ele, a chance de ter conflitos em ambientes com muitos animais é sempre maior.

Rinha de animais é ilegal

No Brasil, a proibição da rinha entre animais existe desde 1961, ano em que o então presidente Jânio Quadros sancionou o decreto. Conforme dito na sanção, “fica proibido em todo o território nacional, realizar ou promover ‘brigas de galo’ ou quaisquer outras lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes”.

O professor Nelson Rodrigo explica as consequências para os animais que são submetidos a tais práticas. “A proibição da rinha no Brasil decorre exatamente das lesões físicas e alterações comportamentais estimuladas pelos proprietários. Os galos de briga são irritados regularmente para aumentar a agressividade, sua pele é impregnada de produtos irritantes, como pimenta. Em alguns casos, usam um adendo ao esporão, para provocar maior dano no oponente”.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!