Governo de Minas não vai decretar ponto facultativo no Carnaval 2021

desfile bloco então brilha carnaval 2020
Além de impossibilitar festas de rua, pandemia também alterou funcionamento de setores público e privado (Moisés Teodoro/BHAZ)

O Governo de Minas anunciou que não vai conceder ponto facultativo nos dias do Carnaval deste ano. Isso significa que, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, os órgãos do estado não poderão funcionar em escalas reduzidas ou com folga – e a medida pode refletir em empresas privadas e comércio, já que cabe aos municípios definir se a data será feriado, ponto facultativo ou nenhum.

No âmbito estadual, a decisão foi tomada em função da pandemia de Covid-19. Em um comunicado oficial, o governo anunciou que a medida “tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infeções pelo coronavírus”.

“O governo tem como prioridade salvar vidas e, por isso, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a higiene e usar máscara”, concluiu o anúncio.

E BH?

Na capital mineira, a situação não será muito diferente. Já no início deste mês, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) havia informado que também não vai decretar ponto facultativo no Carnaval.

Conforme o Executivo municipal explicou ao BHAZ, à época, sem o decreto de ponto facultativo, todos os dias do período serão considerados normais, portanto o funcionamento do setor estará condicionado apenas às regras vigentes em relação à pandemia de Covid-19.

Carnaval ainda em 2021?

Para não perder definitivamente a festa queridinha de muitos belo-horizontinos depois de uma série de Carnavais históricos, a alternativa é fazer um fora de época. Para isso, a prefeitura já adiantou que pretende se alinhar às decisões dos maiores nomes dessa festa no Brasil: Rio de Janeiro e Salvador.

A PBH informou que, por meio da Belotur (Empresa Municipal de Turismo), tem realizado discussões sobre o Carnaval 2021 junto aos das duas cidades. Mas então quando vai ser? Ainda é cedo para dizer. Tudo vai depender de como o cenário da pandemia na capital vai evoluir.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!