Governo fala em erros de dados oficiais do Portal de Compras

jair bolsonaro cafe da manha leite condensado
Governo Bolsonaro e o leite condensado se tornaram assunto nos últimos dias (Reprodução/@rodrigosccp_/Twitter + Antonio Cruz/Agência Brasil)

Por Rafaela Lima e Lourenço Flores

Em nota enviada à imprensa às 21h30 de quarta-feira (27), a Secretaria Especial de Comunicação Social afirmou que a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia identificou “aparente incongruência nos gastos decorrentes de falhas técnico-operacionais no preenchimento dos formulários e no tagueamento das despesas”. Segundo o Executivo, “isso elevaria equivocadamente os valores apresentados pela plataforma ComprasNet”.

Diante do achado, o governo anunciou que o presidente Jair Bolsonaro determinou que “fosse feita uma varredura no sistema” e que “técnicos apontassem melhorias operacionais para aumentar a transparência e o compromisso da gestão”. Durante toda a quarta-feira, foram feitas alterações no Painel de Compras hospedado no site do Ministério da Economia. Entre as quais, a inclusão de alertas, de asteriscos, de explicações e até mudança no título da aba que apresenta a consulta sobre execução financeira, justamente a utilizada pela reportagem do Metrópoles.

É a primeira vez que o governo fala em erro nos dados oficiais. No último domingo (24/1), o Metrópoles revelou uma série de gastos da União relacionados à alimentação, que totalizaram R$ 1,8 bilhão em 2020. O tema ganhou enorme repercussão, tendo figurado entre os assuntos mais falados do Twitter no início da semana. Memes, comentários e interpretações da reportagem do Metrópoles dominaram as redes sociais.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!