MG libera todo o comércio em dia de recorde de mortes por Covid

aferição temperatura
Aferição da temperatura está entre as medidas que devem ser respeitas pelos comércios (Amanda Dias/BHAZ)

Todas as atividades comerciais estão autorizadas a funcionar em Minas Gerais, mesmo aquelas que não são consideradas essenciais. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, nessa quarta-feira (27). A alteração do Minas Consciente aconteceu no dia em que o estado registrou 216 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia.

A permissão do funcionamento de bares e restaurantes, por exemplo, não é válida para Belo Horizonte, visto que a capital mineira tem um protocolo próprio. Desde 11 de janeiro, os comércios não essenciais estão proibidos de funcionar, conforme decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD). Apesar disso, o chefe do Executivo municipal acredita que a reabertura poderá começar a ser pensada na próxima semana (veja mais abaixo).

A mudança no Minas Consciente, segundo Carlos Eduardo Amaral, secretário estadual de Saúde, vai permitir que 79 mil empresas comecem a funcionar pela primeira vez desde o início do plano e que 308 mil trabalhadores possam atuar desde quando começaram as medidas restritivas.

“Entendemos que essas mudanças têm condições de serem mais perenes. Permitirão que aquelas atividades que estão fechadas há muito tempo tenham algum fôlego e retornem, inclusive, preservando postos de trabalho, o que é muito importante neste momento da epidemia”, disse o responsável pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

O plano Minas Consciente entra em sua 3ª fase. As novas orientações permitem o funcionamento de todas as atividades, mas…

Publicado por Governo do Estado de Minas Gerais em Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Orientações

O Minas Consciente agora permite o funcionamento, por exemplo, de comércios e eventos até mesmo nas cidades que estão na onda vermelha, ou seja, locais onde a pandemia requer muita atenção. A administração estadual criou regras mais rigorosas para tentar, mesmo com a liberação, evitar a propagação do novo coronavírus.

“Nos serviços essenciais, tínhamos um distanciamento linear de dois metros na onda vermelha. Nós passamos para três metros. Em relação à metragem quadrada, é importante lembrar que, se temos um supermercado de mil metros quadrados, no máximo 100 pessoas podem estar ali. Esse tipo de mudança é o que vai trazer impacto”, destacou.

O Governo de Minas também autorizou o funcionamento de hotéis e atrativos culturais/naturais. Estes espaços vão ter o limite de ocupação determinado pela onda na qual a cidade estiver. Na onda vermelha, para exemplificar, poderá ter 50% de ocupação. Veja as novas orientações:

orientações minas consciente
Governo de Minas apresentou novas orientações (Reprodução/Agência Minas)

O governo também orienta a priorização do teletrabalho; a realização de aferição da temperatura de funcionários e clientes; estimula o atendimento com agendamento prévio, com perguntas ao cliente se há sintomas respiratórios, se está em isolamento ou quarentena em decorrência da Covid-19.

A fiscalização do cumprimento das normas fica a cargo das prefeituras. A Polícia Militar poderá auxiliar nos trabalhos, assim como a população por meio de denúncias.

E BH?

A capital mineira segue apenas com os comércios essenciais autorizados a funcionar. Isso acontece pois a cidade tem o próprio protocolo para enfrentar a pandemia. Sendo assim, o decreto do prefeito Kalil continua valendo. A partir da próxima semana novidades podem vir, já que o gestor afirmou que “vai começar a pensar” na reabertura nos próximos dias.

“Eu acredito que, se Deus ajudar, a gente vai começar a pensar nisso semana que vem… É lógico que está aflitivo. Ao pessoal que me pergunta, eu respondo o seguinte: a televisão da sua casa não passa a mesma coisa que passa na minha não? Porque agora não é uma questão de UTI e intubação, não, agora não tem é oxigênio”, disse após votar na eleição que definiu a nova direção da Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte).

O último Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), publicado ontem, indica que 86.469 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, enquanto 2.215 morreram. O número de recuperados chegou a 79.068 e o de pacientes em acompanhamento está em 5.186.

Os indicadores utilizados pelo Executivo municipal para avaliar a pandemia na capital mineira apontam:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,96 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 – 77,4% – nível vermelho
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 59,8% – nível amarelo

Com Agência Minas

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!