Kalil anuncia volta às aulas presenciais em março ‘se tudo der certo’

sala de aula bh vazia
Aulas presenciais em BH voltam em março ‘se tudo der certo’, anuncia Kalil (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, nesta sexta-feira (29), que as aulas presenciais da rede municipal de Belo Horizonte devem ser retomadas em março, para alguns níveis de educação, “se tudo der certo”. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, “se estiver tudo dentro dos conformes”, o retorno será já no dia 1º de março.

De acordo com Kalil, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) planejava retomar as aulas presenciais já em fevereiro, mas a data foi adiada, segundo ele, “dado a caso de problemas de crianças infectadas e até casos de mortes, que estão pesquisando se é essa nova cepa [da Covid-19]”. “Nós estamos transferindo isso, e, provavelmente, se der tudo certo e as crianças não sejam afetadas, [as aulas serão retomadas] em março”, completou.

O ano letivo em BH começa na próxima segunda-feira (1º), e, de acordo com a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, as atividades do ensino remoto serão mantidas neste primeiro mês. “Existia, sim, uma possibilidade do início das aulas presenciais a partir de agora, mas há a necessidade de monitoramento, inclusive relacionada às pesquisas com crianças”, explicou.

“Então, nossa previsão é a seguinte: se tudo correr bem, se a cidade permanecer com os cuidados, pelos estudos, nós estamos prevendo a possibilidade de um retorno em março. Essa é a nossa esperança, retorno das atividades presenciais pra algumas faixas, especialmente educação infantil. Então, já que estamos falando de educação, essa educação que exige cuidados, estar em casa, protocolos de saúde, pode nos permitir retornar em março para um momento presencial”, completou a secretária.

Ano letivo

De acordo com portaria da Secretaria Municipal de Educação (SMED) publicada no DOM (Diário Oficial do Município) na terça-feira (26), as aulas deste ano vão até 23 de dezembro, e a carga horária para o ano letivo será de 800 horas. 

O Portfólio Escolar Anual vai acompanhar a “evolução do desempenho dos estudantes na realização das atividades não presenciais, bem como para registro e consolidação dos processos de avaliação e recuperação da aprendizagem”. A carga horária diária será de seis horas e a semanal pode ser, no máximo, de até 36 horas.

Datas

A portaria assinada pela secretária Ângela Dalben apresenta as datas e feriados ao longo do ano letivo. Confira:

  • Início do ano escolar e do ano letivo – 1º de fevereiro
  • Término do ano escolar e do ano letivo – até 23 de dezembro
  • Recesso escolar comum – 11,13 14, 15 e 16 de outubro
  • Feriados, nos termos da legislação vigente – 1º de janeiro, 16 de fevereiro, 2 de abril, 21 de abril, 1º de maio, 3 de junho, 15 de agosto, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro, 8 de dezembro e 25 de dezembro
  • Férias coletivas do Professor Municipal e Professor para Educação Infantil – de 4 a 29 de janeiro e de 26 a 30 de julho

Os dias 4 de junho, 6 de setembro e 1º de novembro, a critério da unidade escolar, poderão ser utilizados como recesso ou dia letivo. A portaria pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Repórter no BHAZ desde outubro de 2019. Jornalista graduada pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e com atuação focada nas editorias de Cidades, Guia e Cultura.

Comentários