Alerta! BH deve ter pancadas de chuva entre hoje e amanhã

chuva centro bh
Chuva deve vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento na capital (Amanda Dias/BHAZ + Moisés Teodoro/BHAZ)

Se você pretende sair de casa nas próximas horas ou até o início desta quarta-feira (3), é bom redobrar a atenção. É que a Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta de chuvas para a cidade nesta terça-feira (2). De acordo com o órgão, a capital pode receber pancadas de chuva de 20 a 30 milímetros, além de trovoadas e rajadas de vento.

O alerta é válido para o fim da tarde e noite desta terça e também para o início da manhã de quarta, até às 8h. Além dos trovões, as rajadas de vento que devem ocorrer em alguns pontos da capital podem chegar a até 50 km/h. E é sempre válido reforçar: a Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção, principalmente em áreas consideradas de risco – que podem alagar e inundar facilmente.

Problema antigo

Apesar de o verão deste ano estar menos chuvoso – especialmente se comparado à 2020, quando BH foi castigada por fenômenos como a “chuva de mil anos” – os transtornos e riscos provocados pela chuva não foram totalmente eliminados. Para consegui evitar parte deles, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) chegou a criar, em parceria com a Prefeitura de Contagem e o Governo de Minas, um comitê dedicado especialmente à prevenção de enchentes.

O objetivo do grupo é unir esforços na busca de recursos para intervenções de controle das cheias de córregos como o Ferrugem e Riacho das Pedras. Em períodos de chuva, esses córregos são os responsáveis por provocar o transbordamento do Ribeirão Arrudas e enchentes em avenidas como a Tereza Cristina, ponto crítico nesta época do ano. Alguns trabalhos já foram iniciados, mas enquanto o problema não é resolvido por completo, fica o alerta: atenção redobrada!

Redobre os cuidados

Não é novidade para o belo-horizontino que as chuvas fortes podem trazer dor de cabeça e até mesmo risco de vida. Por isso, é importante redobrar os cuidados neste período. A Defesa Civil de BH dá uma série de orientações em caso de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Em caso de granizo:

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
    ⠀⠀
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.
Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!