Agressão contra mulher viraliza e pastor de Neves é acusado injustamente

pastor agride mulher
Vídeo da agressão viralizou nas redes sociais (Reprodução/@camalkov/Twitter)

Um vídeo que flagra agressões de um homem contra uma mulher viraliza e causa revolta pelas redes sociais desde terça-feira (2), quando os compartilhamentos ganharam força. O choque causado pela filmagem, que revela ainda humilhações proferidas pelo autor, gerou reações raivosas e acabou respigando em um pastor de Ribeirão das Neves, que nada tem a ver com a história. O casal que aparece nas cenas de agressão gravou um vídeo esclarecendo que trata-se de um episódio de 2019.

O vídeo, com pouco mais de 30 segundos, mostra o homem dando tapas no rosto da companheira. “Dobra sua língua. Se não vou arrebentar você e você vai ficar banguela. Você me respeita”, berra o autor para uma vítima sem reação alguma. A publicação responsável pelo impulsionamento das imagens foi realizada com um questionamento: “É, pastor Nilton… O que será que os seus fiéis vão pensar do senhor agora? Ficou feio, hein?”, escreveu o responsável.

ATENÇÃO! As imagens são fortes e podem ser perturbadoras

Como o post trazia apenas o nome e uma profissão, logo começaram a aparecer informações desencontradas. A que ganhou mais força, chancelada por um blogue do Amazonas, apontava que o tal “pastor Nilton” era um religioso do bairro Tony, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em questão de minutos, imagens de Nilton Carlos Ferreira, da Igreja Batista Central, foram compartilhadas o associando – erroneamente – com as agressões.

‘Preocupado com minha imagem’

Um olhar mais cuidadoso já evidenciava que Nilton Carlos Ferreira não tinha quase nenhuma semelhança com o agressor do vídeo. “Para nós foi tudo um turbilhão e, a princípio, não fiquei preocupado. Tenho 18 anos de ministério, trabalho com famílias, eu e minha esposa damos mais de 25 cursos, seja para casados e noivos, e nunca tivemos problema até que chegou este vídeo”, diz o pastor de Neves em entrevista ao BHAZ.

Pastor Nilton, o acusado injustamente, apesar de não ter ficado preocupado em um primeiro momento, preferiu se resguardar ao procurar a polícia. “Estou preocupado com minha imagem e a da minha esposa. A ocorrência é uma forma de me resguardar, caso alguém queira fazer justiça de forma errada”, afirma.

“É ruim isso tudo que aconteceu, pois envolve o nome da igreja e da minha família. Eu tenho 48 anos e a pessoa que agride é bem mais nova. A minha esposa também é bem diferente. Eu não fiz mal a ninguém”, desabafa. O caso já foi registrado pela Polícia Civil mineira, que promete investigar a origem das notícias falsas. “Outras informações serão repassadas em momento oportuno”, diz, por nota (leia na íntegra abaixo).

Preocupados com a enorme repercussão, especialmente na própria cidade de Ribeirão das Neves, o pastor e a esposa decidiram procurar a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da cidade. Em nota, a coordenadora da entidade, Ana Paula Azevedo, afirmou que a associação feita ao casal era “erroneamente”.

*SUPOSTO PASTOR DE RIBEIRÃO DAS NEVES É GRAVADO AGREDINDO MULHER* Viralizou nas redes sociais, no dia de ontem, um…

Publicado por Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Ribeirão das Neves em Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Nilton, o agressor, aparece

Pouco depois do vídeo viralizar, já nas primeiras horas desta quarta-feira, o verdadeiro agressor apareceu – e, de fato, é conhecido como pastor Nilton. Ao seu lado, aparece a esposa agredida nas imagens. “Eu e o Nilton viemos aqui para esclarecer um fato que aconteceu. Foi postado um vídeo onde o Nilton aparece me agredindo. O fato aconteceu sim, mas o vídeo não é de agora. Foi gravado no ano de 2019”, diz a mulher chamada Graziela.

Na continuidade da gravação, a mulher conta o que aconteceu com o companheiro. “No ano de 2020, o Nilton foi preso e respondeu pela [Lei] Maria da Penha por essa agressão”. O casal diz desconhecer quem postou o vídeo e por qual motivo. “Nós já procuramos nossos direitos e já procuramos as delegacias especializadas. Com certeza vão chegar na pessoa que fez esta postagem e ela vai responder isso”.

O homem que agrediu a companheira também fala no vídeo. “O vídeo é antigo, de 2019, me arrependi do ocorrido e Deus restaurou, graças a Deus… restaurou nosso casamento novamente. Nosso casamento está com um alicerce bem fixado”, afirma o homem, que ainda sugere que as imagens foram divulgadas por outros pastores.

A explicação do casal foi publicada na página Cabo Taroco. O BHAZ conversou com o militar, que não soube esclarece mais detalhes sobre os envolvidos – nem mesmo se são de Minas Gerais. “Recebi o vídeo de seguidores, mas não foi informada a cidade deles. Para ser sincero, eu nem sabia que o homem era pastor”, diz Taroco.

O pastor Nilton Carlos Ferreira, de Neves, afirmou que o homem não é da ordem dos Batista. “Se fosse da minha ordem, teria sido aberta uma sindicância. Nós temos aproximadamente 800 igrejas no estado e sempre nos reunimos mensalmente e nunca foi falado isso. Ele pode ser de Minas, mas de outro ministério”.

O BHAZ iniciou as apurações na tarde dessa terça-feira (2) e, até a publicação desta reportagem, não conseguiu confirmar se o agressor do vídeo realmente é de Neves ou mesmo de outra cidade mineira. Tão logo essa informação seja esclarecida, esta reportagem será atualizada.

Nota da PCMG na íntegra

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, nesta manhã (3/02), o casal compareceu na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ribeirão das Neves, para registrar boletim de ocorrência de difamação. A PCMG irá apurar os fatos. Outras informações serão repassadas em momento oportuno”.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!