Curso gratuito de música está com 640 vagas abertas na Grande BH

Crianças música violino
O curso inclui aulas teóricas e práticas (Musicalização Infantil/Arquivo Sabra)

Uma ótima oportunidade para os pais e crianças da região metropolitana de Belo Horizonte. A Sociedade Artística Brasileira (Sabra) está selecionando estudantes para curso gratuito de Musicalização Infantil. As inscrições começam hoje (3) e vão até dia 12 de fevereiro.

A Sabra abriu dois editais, um em Betim, outro em Nova Lima, cada um com 320 vagas disponíveis. As matrículas estão disponíveis para estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I das duas cidades. Os editais podem ser acessados aqui.

Não haverá inscrição presencial e, no início do ano letivo de 2021, as aulas serão remotas, com acesso pela internet. Após autorização de órgãos competentes ou fim da pandemia, o curso será retomado de forma presencial, com aulas na sede da Escola de Música Sabra ou em escolas públicas parceiras.

O preenchimento das vagas se dará por ordem cronológica de inscrição e os resultados serão divulgados no dia 26 de fevereiro, no site da sociedade.

Curso

O curso de Musicalização Infantil inclui aulas teóricas e práticas de música e instrumentos musicais e tem duração de um ano. O objetivo é “estimular a capacidade comunicativa e a convivência social dos participantes”. Candidatos iniciantes ou que não tenham concluído com sucesso o primeiro semestre no curso oferecido pela Escola de Música Sabra no ano anterior participarão de um semestre letivo inicial, ao final do qual serão submetidos a uma audição de seleção.

Mais de 600 crianças poderão aprender sobre música e instrumentos musicais no curso este ano (Musicalização Infantil/Arquivo SABRA)

Os alunos que já possuem aptidão musical poderão mandar, no ato da inscrição, um vídeo para audição. A banca examinadora será composta por profissionais das áreas musical e social, indicados pela sociedade. Ao final do primeiro ano de curso, os estudantes passarão por novo processo seletivo e poderão continuar os estudos em turmas avançadas.

Mais informações podem ser encontradas nos editais de Betim e Nova Lima.

Sobre a Sabra

Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim, Minas Gerais. A organização promove o ensino gratuito de música, com cursos de Musicalização Infantil, Música, Orquestra Sinfônica, Grupos Instrumentais de Câmara, Coral Adulto e Coral Infanto-juvenil.

A Sabra também atua por meio de concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores; além de desenvolver intenso trabalho de pesquisa sobre a música de compositores brasileiros dos séculos 18 e 19.

Em 2020 os concertos, ensaios e aulas presenciais foram suspensos devido à pandemia de Covid-19. Quase 2 mil estudantes estavam matriculados no ano passado, nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Nova Lima. Para 2021 todo o Projeto Pedagógico da Escola de Música SABRA teve que ser adaptado para o ensino a distância. As atividades são financiadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal – Ministério do Turismo e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.

Contam com patrocínio do Instituto Unimed-BH, associação sem fins lucrativos, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, Vallourec, Sicoob Credicom e Sada Transportes. Além do apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e de Cultura e da Prefeitura de Nova Lima, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação.

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!