Strada Endurance pega no batente, mas relaxa também na aventura

Trabalho e pequenas aventuras são as principais praias dessa versão da picape compacta da Fiat, que tem motor 1.4 de 88cv com etanol, câmbio manual de cinco marchas, muitas opções de equipamentos, caçamba com capacidade de carga de 720 quilos e volumétrica de 1.354 litros, boa altura do solo e controle de tração que possibilita certa desenvoltura ao rodar por estradas de terra. Por outro lado, o espaço atrás dos bancos para transportar bagagens ou uma caixa de ferramentas é um pouco limitado e, se o cliente quiser todos os opcionais disponíveis, vai pagar um preço um pouco salgado.

Foto: Eduardo Aquino

A “roupa” de trabalho e aventura da versão Endurance inclui, na frente, uma grande na cor preta com elementos em colmeia, que também está presente na tomada de ar inferior, e totalmente integrada aos faróis e ao para-choque, também na cor preta.

Altura elevada

De perfil, destacam-se as coberturas plásticas nos para-lamas, as bonitas calotas imitando rodas de liga, o apoio no teto da cabine para transportar objetos longos (uma escada, por exemplo), a altura elevada do solo e os pneus de perfil alto.

Leia mais: Projeto Simbora Band News

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, sobressaem as lanternas inspiradas nas da Toro, a tampa traseira que suporte 400 quilos de carga e tem sistema que reduz o esforço para abertura e fechamento, além de trava elétrica (opcional), e o para-choque com estribos antiderrapantes.

Caçamba generosa

A caçamba está bem preparada para o trabalho pesado, com capacidade de carga de 720 quilos e volumétrica de 1.354 litros, protetor de caçamba, ganchos internos para fixação de carga e protetor do vidro traseiro.

Leia mais: Tesla amplia família

Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, o espaço interno atrás dos bancos, geralmente usado neste tipo de cabine (simples) para transportar bagagens ou uma caixa de ferramentas, por exemplo, é um pouco limitado.

Trabalho ou aventura

A cabine também segue o ritmo de batente ou de pequenas aventuras, com predominância da cor preta e revestimento em tecido dos bancos. Os detalhes em preto brilhante no volante e nas saídas de ar quebram um pouco a simplicidade.

Leia mais: Teste do Peugeot 208 Griffe

Foto: Eduardo Aquino

Um dos destaques internos é nova central multimídia (opcional na Endurance), bem completa e intuitiva, com tela de sete polegadas, que possibilita o espelhamento de smartphones (Apple CarPlay e Android Auto) e pareamento simultâneo de dois celulares.

Central multimídia

Um dos pacotes de opcionais inclui a central multimídia traz também o visor de 3,5 polegadas em TFT do quadro de instrumentos, que tem boa visualização; e a câmera de ré e o sensor de estacionamento, que ajudam bem nas manobras em vagas apertadas.

Leia mais: Ford deixa o Brasil

Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de série de segurança tem apenas controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Airbags laterais e protetor de cárter são opcionais.

Fôlego em baixa

Embora fruto de um projeto um pouco ultrapassado, o motor 1.4, de oito válvulas, dá conta do recado, com a força aparecendo já em baixas rotações, ajudando, por exemplo, nas arrancadas com o veículo carregado. Por outro lado, o consumo é apenas razoável.

Leia mais: Teste do Chevrolet Onix RS

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio tem engates precisos, mas o curso da lavanca é um pouco longo. As relações de marcha estão bem dimensionadas para o transporte de carga.

Assistência hidráulica

A assistência hidráulica da direção está bem calibrada, tanto para as manobras quanto para altas velocidades. A coluna de direção regula somente em altura e controle de áudio no volante é opcional.

Leia mais: Rebelde Ram

Foto: Eduardo Aquino

Como a regulagem da suspensão leva em conta a possibilidade de rodar com a picape carregada, o conforto é um pouco prejudicado. Vale ressaltar de novo um dos principais pontos positivos da Endurance: a boa capacidade da caçamba em carga (720 quilos) e volume (1.354 litros).

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, flex, 8V, que gera potências de 85cv (gasolina) e 88cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 12,4kgfm (gasolina) e de 12,5kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, tipo eixo rígido, com molas parabólicas longitudinais

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,73m

Altura mínima do solo – 208mm

Ângulo de entrada – 23,4°

Ângulo de saída – 26,7°

Freios – A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15

Capacidade de carga – 720 quilos

Volume da caçamba – 1.354 litros

Tanque de combustível – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.078 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Alertas de uso de cinto de segurança do motorista, ar-condicionado, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos, conta-giros, controle eletrônico de estabilidade, direção hidráulica, E-locker – Controle de Tração Avançado (TC+), sistema follow me home, ganchos para amarração de carga na caçamba, grade de proteção no vidro traseiro, grade frontal na cor preta, assistente de partida em subida, indicador de troca de marcha, luz de iluminação da caçamba, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, moldura dos para-lamas, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, porta-escadas, preparação para rádio (cabeamento e chicote), protetor de caçamba, suspensão elevada, tampa da caçamba com nova tecnologia, tomada 12V e coluna de direção com regulagem de altura.

Opcionais – Capota marítima, R$ 800,00; Pack Áudio (radio B7 Low, alto-falantes, entrada USB e controle de áudio no volante), R$ 1.500,00; Pack Worker (alarme antifurto, vidros elétricos, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico de abertura da tampa do tanque de combustível e banco do motorista com regulagem de altura), R$ 2.700,00; Pack Multimedia (central multimídia Uconnect 7″, predisposição para rádio com alto-falantes e antena, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de áudio no voltante, tweeters, visor de 3,5′ TFT e entrada USB), R$ 3.490,00; Pack Safety (airbag lateral e alerta de uso do cinto de segurança do passageiro), R$ 2.000,00; e protetor de cárter, R$ 200,00.

Preços – R$ 67.490. Com todos os opcionais e pintura metálica, sobe para R$ 80.480.

Acesse nosso site Acelera Ai e fique fique por dentro das novidades do mundo automotivo

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários