Filha de diarista faz vaquinha para estudar na Inglaterra

Quando deseja viajar, Kelly Cristina Nogueira de Araújo, 17 anos, embarca na magia dos livros. Nascida na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela, que nunca andou de avião, mergulha no universo de Harry Potter enquanto fantasia conhecer outros cenários para a vida.

Em 21 de janeiro, o sonho se aproximou da realidade quando recebeu uma carta de aceitação, com oferta de bolsa, em um curso de verão na universidade de Cambridge, na Inglaterra, uma das melhores e mais antigas instituições de ensino do mundo.

A universidade selecionou a brasileira entre centenas de concorrentes do mundo inteiro para o curso de versão sobre lideranças femininas, o Female Future Leaders, com duração de duas semanas, em julho de 2021. Ela escreveu uma redação sobre elitismo na literatura, que chamou a atenção de um exigente comitê de seleção.

A bolsa, porém, não custeia o total das despesas em libras esterlinas — uma libra custa quase R$ 8 reais. A família de Kelly não teria condições de bancar nem mesmo as passagens de avião até a Inglaterra. Por isso, a adolescente começou um financiamento coletivo no site Vakinha.

A mãe de Kelly, Osana Nogueira, 54, trabalha como empregada doméstica desde os 15 anos. Ela saiu de Minas Gerais em busca de emprego no Rio de Janeiro. No estado fluminense, conheceu o pedreiro pernambucano José de Araújo, 50, que começou a trabalhar aos 16 na construção civil. Juntos, eles tiveram Kelly.

Os dois desejam um futuro com mais possibilidades de escolha para a filha única do casal. “Os meus pais batalham desde cedo e fizeram de tudo por mim. São o meu maior exemplo, a minha referência. A história deles ilustra para mim como funciona a nossa sociedade, explica a nossa condição financeira. Eles trabalham muito, mas não têm mobilidade social”, ressalta a jovem.

Serviço

A vaquinha para ajudar Kelly a estudar em Cambridge pode ser acessada aqui

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!