Ambev doa caixas térmicas que seriam usadas no Carnaval para armazenar vacinas

carnaval vacina
Caixas térmicas para manter bebidas geladas no Carnaval terão novo destino (Tânia Rêgo/Agência Brasil + Amanda Dias/BHAZ)

O adiamento do Carnaval não foi de todo ruim. Sem as festividades na próxima semana, a Ambev, empresa que comercializa diversas marcas de cervejas no país, decidiu dar novo destino para as caixas térmicas que manteriam as bebidas geladas durante os bloquinhos. Em vez de serem usadas pelos vendedores ambulantes, as caixas serão adaptadas para armazenar e transportar vacinas contra o novo coronavírus.

Ao todo serão 5 mil caixas para o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19, sendo 402 delas direcionadas a Minas Gerais. As Secretarias Estaduais de Saúde de 26 estados, mais o Distrito Federal, receberão a doação, que será feita com critérios de priorização dos estados com menor renda e maior população.

Mais de 3 milhões de doses de vacinas poderão ser armazenadas nos equipamentos, que começarão a ser entregues na próxima semana, no dia 12 de fevereiro, na sexta-feira em que começaria o Carnaval. Belo Horizonte e Minas Gerais não irão decretar ponto facultativo no Carnaval 2021.

“Este não é o momento de ter festas nas ruas ou aglomerações. O nosso papel é apoiar o país na vacinação para que em 2022 a gente possa voltar a curtir o Carnaval com saúde e muita folia”, comenta Jean Jereissati, CEO da Ambev, em nota.

Adaptação

As caixas que serão usadas no transporte e armazenamento das vacinas (Divulgação/Ambev)

As caixas térmicas, que foram adaptadas especialmente para o uso médico, são de poliuretano e possuem um termômetro para controle da temperatura. Algumas vacinas precisam de ser mantidas em temperaturas baixíssimas para garantir a sua eficácia.

No fim do ano passado, dentro dessas circunstâncias, autoridades tinham demonstrado preocupação com a capacidade de armazenamento das doses no país. A logística de distribuição será feita pela Ambev, junto com seus parceiros Transportadora Real94 e LZN Logística.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!