PBH libera álcool em bares, mas anuncia operação para ‘Carnaval’

andré reis secretaria anuncia flexibilização bar
Bebida pode ser consumida em bares até mais tarde (Moisés Santos/BHAZ + Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte acaba de anunciar, no início da tarde desta sexta-feira (5), flexibilização para a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes da cidade. A partir de amanhã (6), os belo-horizontinos poderão consumir esse tipo de bebida até às 22h, em qualquer dia da semana – exceto domingos. Ao mesmo tempo, a gestão municipal anunciou rigor na semana que seria do Carnaval, a partir da próxima sexta (12).

A flexibilização até a sexta que vem e após a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 17, ocorre porque os indicadores da PBH quanto à Covid-19 registraram queda. “Por isso a gente vai fazer a partir de amanhã uma operação de funcionamento combinada com o próprio Carnaval, quando a gente vai ter um rigor maior no funcionamento de bares e restaurantes. Hoje é permitida a venda de álcool nos estabelecimentos das 11h às 15h. Vai passar a ser permitido até às 22h”, anunciou o secretário Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis.

Restrições

No período que seria do Carnaval (entre os próximos dias 12 e 17), no entanto, os bares e restaurantes terão horários ainda mais restritos do que os atuais. Esses estabelecimentos não só vão poder vender bebida alcoólica até às 15h (como é a norma atual), como também só serão liberados para funcionar até esse horário. Portanto, será proibida a abertura, mesmo que não tenha venda desse tipo de bebida. Com as mudanças, os próximos dias nos estabelecimentos do segmento serão assim:

  • Deste sábado (6) até a próxima sexta-feira (12): Funcionamento liberado com venda de bebida alcoólica das 11h às 22h.
  • No próximo fim de semana (13 3 14): Bares e restaurantes não poderão abrir
  • De segunda (15) a quarta (17): Funcionamento liberado com venda de bebida alcoólica de 11h às 15h – horário em que os estabelecimentos devem fechar as portas.

Indicadores

Antes do anúncio, o secretário de Saúde, Jackson Machado, informou que a ocupação da enfermaria voltada para Covid está em 48,4%; a de leitos de UTI Covid, 68,4%; e a taxa da transmissão, 0,88%. “Isso é uma queda muito significativa em relação ao valor dos índices de três semanas atrás, quando o comitê sugeriu ao prefeito que restringisse as medidas de flexibilização na cidade. E pra nós é óbvio, é muito claro que essa queda se deve a essas medidas [de restrição]”, afirmou o secretário, que também coordena o comitê responsável por apontar restrições e flexibilizações da cidade.

“Não há correlação alguma do número de casos relatados nessa semana com a abertura do comércio. A abertura das atividades só vai ter impacto cinco dias após isso, no mínimo. E esse impacto vai se manter nos próximos 14 dias. Isso significa que a flexibilização nós só vamos ter certeza na segunda-feira depois do Carnaval”, complementou.

Vacinação

Ainda nesta sexta-feira, a PBH anunciou que vai ampliar vacinação para um novo grupo prioritário: os idosos acima de 89 anos. O cadastro deles será aberto na próxima segunda-feira (8) e, após a inscrição site, a prefeitura vai realizar, por telefone, o agendamento da vacinação, que poderá ser feita em casa ou num posto de saúde próximo do local de residência do idoso.

A medida é mais um passo na ampliação gradativa da imunização dos belo-horizontinos, que já havia avançado no início desta semana. Na segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde já havia anunciado que outros cinco grupos que estavam na fila também passariam a receber a vacina. A lista inclui 100% dos trabalhadores dos trabalhadores lotados nós 152 centros de saúde da capital e nós Cersams (Centros de Referência em Saúde Mental), além de moradores e profissionais dos Serviços de Residência Terapêutica e das Residências inclusivas.

Até esta quinta-feira, a PBH já havia distribuído mais de 158 mil das 193 mil doses do imunizante destinadas à capital. Dessas, 153 mil são da Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 40 mil são da AstraZeneca. Ao todo, 70.391 pessoas já receberam a primeira dose e quase 100 receberam a segunda.

Comércio de volta

Além dos dados da vacinação, outro avanço positivo é a queda nos principais indicadores de risco da Covid-19 na capital, como reforçado no anúncio. Por causa das festas de fim de ano, as taxas de transmissão do vírus e de ocupação de leitos de enfermarias e UTIs começaram 2021 em níveis alarmantes, mas registraram quedas significativas nos últimos dias. Nesta quinta-feira, pela primeira vez no ano, a capital fechou o dia sem nenhum indicador no vermelho, o nível de maior risco.

A queda nos índices propiciou ainda uma outra medida muito antecipada pela população: a reabertura do comércio. Esta foi a primeira semana do ano em que quase todas as atividades tiveram autorização para funcionar. Na segunda-feira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) publicou um decreto que permite o funcionamento do comércio nos mesmos moldes vigentes em dezembro – com a exceção dos domingos.

Atualmente, todos os setores – com a exceção de casas de shows e festas – podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 20h. Para os bares e restaurantes, o horário é estendido – eles podem abrir das 9h às 22h – mas há restrições para o consumo de bebidas alcoólicas, que só é permitido até as 15h, o que vai mudar a partir de amanhã. Aos domingos, fica permitido somente o funcionamento de clubes, parques e alguns pontos como praças e a orla da Lagoa da Pampulha – outro ponto flexibilizado a partir deste sábado, quando bares e restaurantes também poderão abrir.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!