Defesa Civil eleva alerta e pode chover até 180 mm em BH

chuva forte bh floresta
Chuva forte atinge capital mineira desde o início da tarde (Vitor Fernandes/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte elevou 90 milímetros no alerta de chuva para a capital mineira até esta segunda-feira (8). Chove durante todo o dia na cidade, e a previsão é que ainda tenha muita água durante a semana que se inicia. Em algumas regiões, há risco de transbordamento de córregos.

“Com base nos últimos registros de chuva e a tendência para as próximas horas será acrescido o volume de 90 mm em relação ao alerta anterior, totalizando 160 a 180 mm (novos limiares) até às 8h deesta segunda-feira (8)”, disse a Defesa Civil em novo comunicado.

O domingo (7) começou com muita chuva em Belo Horizonte. Na região de Venda Nova, por exemplo, a avenida Vilarinho teve que ser interditada pela Defesa Civil devido à inundação da via. A meteorologia prevê a continuidade do tempo chuvoso e não descarta temporais.

“A chuva continua e vai diminuir a intensidade na terça (9). As pancadas devem prosseguir hoje e amanhã com bom volume. O sistema meteorológico indica que as chuvas podem provocar alagamentos em alguns pontos da cidade. A partir de terça, elas ficam mais isoladas. A temperatura mínima vai ficar em torno de 18ºC e a máxima entre 24ºC e 27ºC”, diz o meteorologista Claudemir de Azevedo ao BHAZ.

Cuidados

Não é novidade para o belo-horizontino que as chuvas fortes podem trazer dor de cabeça e até mesmo risco de vida. Por isso, é importante redobrar os cuidados neste período. A Defesa Civil de BH dá uma série de orientações em caso de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!