Após período de queda, indicadores da Covid-19 voltam a subir em BH

UPA BH
Indicadores subiram de nível de alerta (Amanda Dias/BHAZ)

Os indicadores de monitoramento da Covid-19 em Belo Horizonte mal “desceram” de nível de gravidade e já retomaram o crescimento de novo, depois de um período de queda. A ocupação de leitos de enfermaria, que estava no nível verde na sexta-feira (5), já voltou ao nível amarelo de alerta nesta segunda-feira (8). A ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), que haviam descido para o nível amarelo, voltaram para o vermelho hoje.

As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) hoje. O último boletim havia sido divulgado na sexta-feira, já que a administração municipal não publica os documentos aos fins de semana. Além da ocupação de leitos, o número médio de transmissão por infectado (Rt) da Covid-19 na capital também subiu, indo de 0,88 na sexta para 0,9 hoje.

De acordo com o documento, a ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da doença está em 73,7%, o que representa nível vermelho e máximo de alerta. No último boletim, o índice era de 68,4%. Já a ocupação dos leitos de enfermaria, que estava em 48,4% na sexta-feira, hoje chega a 50,2%.

Indicadores Covid crescem
Na sexta-feira, nenhum dos indicadores estava no nível vermelho (Reprodução/PBH)

Hoje, a capital mineira registra 95.574 casos confirmados de Covid-19 e já registrou 2.376 óbitos em decorrência da doença. Ainda segundo o boletim epidemiológico, 4.991 casos estão em acompanhamento e 88.207 pessoas já se recuperaram da Covid-19 em Belo Horizonte.

O documento também traz atualizações sobre a vacinação na cidade: 72.653 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, e 1.096 pessoas já receberam a segunda dose na capital mineira. Até então, BH já recebeu 153.320 doses da Coronavac e 40.500 doses da vacina de Oxford, feita em parceria com a Astrazeneca.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!