Exonerado após voo ‘imoral’ pela FAB, José Santini ganha cargo no Planalto

santini cumprimenta jair bolsonaro
Santini e Bolsonaro (Alan Santos/PR)

Por Anderson Costolli

Pouco mais de um ano após ser exonerado por voar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) de forma “completamente imoral”, segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro, José Vicente Santini foi nomeado, nesta segunda-feira (8), para o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência. Santini será o número 2 de Pedro Cesar de Souza que está com os dias contados no Planalto. Quem entrará no lugar dele será Onyx Lorenzoni. A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.

Em janeiro de 2020, o novo secretário executivo da Presidência utilizou de um avião da FAB para ir a uma reunião do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, e depois seguiu viagem para a Índia. À época, ele foi demitido quando o caso ganhou repercussão na imprensa. Porém, um dia depois de ser demitido pelo presidente Bolsonaro, Santini foi nomeado para outro cargo na mesma pasta. Ele viraria assessor especial da Secretaria de Relacionamento Externo, se a tentativa de emplacá-lo em outro cargo não tivesse sido descoberta e ganhado, novamente, espaço nos noticiários.

Diante da exposição, Bolsonaro, então, decidiu tornar sem efeito a portaria referente à readmissão do ex-secretário executivo da Casa Civil. Em setembro, Santini conseguiu voltar ao governo, nomeado para um cargo de assessor de Ricardo Salles, no ministério do Meio Ambiente. Agora, está de volta ao Palácio do Planalto, veja a publicação no DOU:

nomeação josé vicente santini dou
Nomeação publicada no Diário Oficial da União (Reprodução/DOU)

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!