Primeira a ser vacinada em Minas recebe segunda dose da Coronavac: ‘Agora sim!’

Primeira vacinada recebe segunda dose
Técnica em enfermagem participou de evento simbólico de início da vacinação no estado (André Cruz/Imprensa MG)

Primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais, a técnica em enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira recebeu nesta segunda-feira (8) a segunda dose do imunizante. Cecé, como é conhecida, trabalha na linha de frente do combate à doença e recebeu a primeira dose da Coronavac no dia 18 de janeiro.

“Agora sim!”, comemorou ela ao receber a dose necessária para que a imunização contra a Covid-19 tenha efeito. Além de Cecé, outros quatro profissionais da saúde receberam a primeira dose em evento simbólico realizado no dia 18: Thiago Liberio, técnico em enfermagem; Adileia Cardoso, enfermeira; Moisés Alves Senra, fisioterapeuta; e Teresa Gamarano, médica.

Desde o início da vacinação, o cenário no estado já mudou muito: de acordo com o “vacinômetro“, plataforma criada pelo Governo de Minas, 304.025 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante no estado até hoje, e 24.695 já receberam a segunda dose. Ao todo, 852.460 doses já foram enviadas pela administração estadual às unidades regionais de saúde.

Vacinação em BH

Em Belo Horizonte, a prefeitura abriu hoje o cadastramento para vacinação de idosos de mais de 89 anos contra a Covid-19. O cadastro deve ser feito pelo próprio idoso ou por um responsável através do portal da prefeitura (acesse aqui) ou pelo telefone 156. E atenção: só receberão o imunizante aqueles que tiverem se cadastrado com antecedência.

A PBH reforça ainda que Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por isso, a mudança da ordem dos grupos a serem vacinados, assim como alguma fragmentação dentro deles, pode ocorrer dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital. Os idosos de 89 anos estão incluídos na segunda fase, contemplada com 57,3 mil  doses repassadas à capital.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!