Ouro Preto pode ter folia em setembro: ‘Carnaval da Independência’

carnaval ouro preto
Prefeitura cogita fazer a folia em nova data (Lavínia Viana/Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

As ladeiras de Ouro Preto, na região Central de Minas, vão estar vazias neste Carnaval, já que devido ao novo coronavírus a tradicional festa não poderá ser realizada. Só que a folia poderá acontecer em uma nova data. A prefeitura trabalha com a hipótese de fazer o Carnaval de rua em setembro, no feirado da Independência. Para que isso aconteça, será observada a questão da vacinação. A cidade tem 2.441 casos confirmados da doença.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV), disse em entrevista à Itatiaia que o Executivo municipal vai acompanhar os dados referentes à vacinação na cidade ao longo dos meses. Caso a meta seja atingida, a folia será autorizada para acontecer no feriado de Sete de Setembro, quando é comemorado a Independência do país.

“Se tudo der certo e a vacinação chegar completa, em setembro, no feriadão de Sete de Setembro, que cai exatamente numa terça-feira, como o Carnaval, pode ser ponto facultativo e até um feriado emendado. Dessa forma, nós teremos sábado, domingo, segunda e terça. Podemos ter o ‘Carnaval da Independência’, o ‘Carnaval da Liberdade'”, afirmou o mandatário.

Para evitar aglomerações no próximo fim de semana, data oficial do Carnaval, a prefeitura cancelou o ponto facultativo na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17). Sendo assim, os dias serão de expediente normal. A administração municipal preparou uma programação online para que as pessoas aproveitem de casa, sem colocar a saúde em risco.

Covid-19

O Boletim oficial da Prefeitura de Ouro Preto de ontem (8) aponta que a cidade tem 2.441 casos confirmados do novo coronavírus e 47 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 2.241. Setenta e seis casos estão sendo investigados e 12 pacientes estão internados, sendo 10 na Santa Casa e dois no Hospital de Campanha. A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid está em 100%.

boletim covid ouro preto
Dados da pandemia na cidade histórica (Reprodução/@prefeituraouropreto/Facebook)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!