Auxílio emergencial pode voltar em março e durar 4 meses, diz Bolsonaro

jair bolsonaro palácio do planalto
Bolsonaro repetiu que o benefício é ’emergencial’ e é um ‘endividamento enorme’ para o país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Mayara Oliveira e Flávia Said

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (11) que o auxílio emergencial poderá retornar em março e durar entre três e quatro meses. A declaração foi feita à imprensa após evento em Alcântara, no Maranhão. O chefe do Executivo voltou a falar que o benefício é “emergencial” e é um “endividamento enorme” para o país.

Em 2020, o auxílio emergencial socorreu 68 milhões de cidadãos diretamente, totalizando um gasto público sem precedentes, que atingiu um montante superior a R$ 300 bilhões em pagamentos. “Está quase certo, não sabemos o valor. Com toda a certeza, a partir de… Pode não ser, né. A partir de março, três, quatro meses. É o que está sendo acertado com o Executivo e com o Parlamento também, porque temos que ter responsabilidade fiscal”, declarou o mandatário da República.

No evento, o presidente ressaltou ainda que “não basta apenas conceder mais um período de auxílio”. Ele defendeu que o comércio volte a funcionar em sua normalidade. “Tem que acabar com essa histórica de ‘fecha tudo’. Devemos cuidar dos mais idosos e quem tem comorbidade. O resto tem que trabalhar. Caso contrário, se nos endividarmos muito, o Brasil pode perder crédito, daí a inflação vem, a dívida já está em R$ 5 trilhões, aí vem o caos, e ninguém quer isso aí”, alegou.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!