Cidade mineira fica sem cilindros de oxigênio e prefeito faz apelo

prefeito monte carmelo maca oxigênio
Prefeito pediu que pessoas de outras cidades enviem cilindros vazios (Reprodução/Instagram/@paulo_rocha_mc + Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Monte Carmelo, no Norte de Minas, anunciou que o município chegou ao limite da estrutura disponível para o combate à Covid-19. Em comunicado feito nas redes sociais nesse sábado (13), Paulo Rocha (PSD) disse que a cidade não tem mais “condições de dar um atendimento digno para a população” e pediu para que outros municípios enviem cilindros de oxigênio vazios – que acabaram em Monte Carmelo – para ajudar no tratamento dos pacientes.

“Hoje, infelizmente, nós chegamos no nosso limite de atendimento ao coronavírus”, começou o prefeito. Ele continuou explicando que, apesar dos avisos e alertas ao longo do último ano, a situação atual na cidade é a pior desde o início da pandemia. “Não tem como mais a gente aqui, hoje, receber nenhum paciente. Nós não temos condições de intubar nenhum paciente hoje”, afirmou. O prefeito explicou que, além de faltarem insumos para tratar os pacientes internados na UTI, os quadros daqueles que estão nas enfermarias também têm piorado em nível alarmante.

“Os pacientes nossos que estão em enfermaria estão evoluindo muito rápido para pior. Não temos mais condições, hoje, de dar um atendimento digno para a nossa população, infelizmente. Nós estamos no limite total de tudo que a gente podia fazer em relação ao atendimento desses casos”, disse. Paulo explicou também que a cidade vai precisar transferir pacientes para outros municípios, já que os leitos disponíveis em Monte Carmelo já não são mais suficientes.

Apelo

Além dos leitos, Monte Carmelo também enfrenta uma escassez de cilindros de oxigênio. No anúncio, o prefeito explicou que a demanda é maior do que a capacidade do município e, em um vídeo complementar, aproveitou para fazer um apelo a outras cidades. “Nós estamos precisando de cilindros de oxigênio vazios para que a gente possa deixar tranquila a questão do fornecimento de oxigênio no nosso hospital”, disse.

Paulo Rocha explicou ainda que, atualmente, Monte Carmelo gasta 54 cilindros de oxigênio por dia para o atendimento dos pacientes com Covid-19 – um consumo bem maior do que o município suporta. “Nesse momento, nós estamos passando dificuldades. Se você tiver um cilindro de oxigênio usado, que está em casa, vazio, por favor nos empreste para que a gente possa dar condições para fornecer o oxigênio a essas pessoas que estão internadas em nosso hospital”, pediu.

‘Situação grave’

No mesmo dia do pedido, o prefeito esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde de Monte Carmelo já está em contato com a administração da regional de saúde, de responsabilidade do Governo de Minas. Entre hoje (14) e amanhã (15), a cidade vai fazer uma “manobra de guerra” para transferir pacientes para outros municípios, como Divinópolis e Montes Claros.

Até este domingo, o município, que tem 48 mil habitantes, já registrou 1.656 casos confirmados da doença, conforme o painel de monitoramento da Covid-19, atualizado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!