Chevrolet Onix Plus Midnight: da balada para o casamento

Com a carroceria e diversos detalhes na cor preta, incluindo rodas de liga de 16 polegadas e até a gravatinha símbolo da Chevrolet, a versão Midnight se destaca pelo visual esportivo, motor turbo 1.0 que consegue equilibrar bem performance e consumo, câmbio automático de seis velocidades de funcionamento suave e de forma bem afinada com o motor, bom acerto de suspensão e direção e o bom pacote se segurança, com destaque para os seis airbags e controles de tração e estabilidade. Por outro lado, a opção perdeu em conectividade ao abrir mão da internet 4G e do sistema de concierge OnStar.

Foto: Eduardo Aquino

O Onix Plus Midnight é aquele sedã com o qual você pode sair da balada e ir direto para um casamento, fazendo uma boa presença nas duas ocasiões. Seu visual “cavaleiro negro” combina uma pegada esportiva com um elegante figurino black tie.

Máscara negra

Na frente, destacam-se os faróis com máscara negra, perfeitamente integrados com a grade em estilo colmeia com detalhes em preto High Gloss e com a gravatinha da Chevrolet na cor preta; e as luzes diurnas em LED.

Leia mais: Audi ainda mais elétrica

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, também predomina a cor preta, presenta nas rodas esportivas de 16 polegadas, nas maçanetas das portas, nas capas dos retrovisores (que incorporam repetidores de seta) e nas colunas, que se fundem com a cor da carroceria.

Gravatinha

Na traseira, o tom é o mesmo. Chamam a atenção o bonito e elegante desenho das lanternas escurecidas, que “invadem” a tampa traseira, e a gravatinha “black tie” da Chevrolet. Até o nome Onix se funde com o visual monocromático.

Leia mais: Teste da Strada Endurance 1.4

Foto: Eduardo Aquino

O interior também segue a mesma inspiração externa, com a predominância da cor preta, exceto o teto.

Volante multifuncional

O acabamento interno não chega a ser elegante, mas os bancos forrados em couro sintético e os detalhes do acabamento plástico no painel e em preto brilhante do volante multifuncional (de boa pega) causam uma boa impressão.

Leia mais: Tesla amplia família

Foto: Eduardo Aquino

Com a regulagem de altura do banco e de distância e altura da coluna de direção, fica fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e o porta-malas tem capacidade razoável (469 litros).

Tela de oito

Embora a central multimídia MyLink tenha uma tela de oito polegadas de boa visualização e sensibilidade ao toque, a versão Midnight não tem internet 4G. A opção também não traz o serviço de concierge OnStar e o carregador de celular por indução.

Leia mais: https: Teste do Peugeot 208 1.6

Foto: Eduardo Aquino

O pacote segurança inclui equipamentos importantes, como seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, sistemas para fixa cadeiras infantis e câmera de ré.

Performance e consumo

O motor 1.0 turbo equilibra bem performance e consumo. Com bom torque em baixa, ele proporciona boas acelerações e retomadas. Na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 15km/l.

Leia mais: Ford deixa o Brasil

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio trabalha em boa sintonia com o motor, com trocas suaves. Por outro lado, fazem falta aquelas borboletas junto ao volante para agilizar as trocas manuais, que são feitas por botão na alavanca de marchas.

Equilíbrio

Outros pontos positivos são os acertos da direção, com boa calibragem para manobras e altas velocidades; e da suspensão, que absorve bem as irregularidades do piso e possibilita uma tocada mais esportiva sem sustos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, Flex, que gera potência de 116cv (gasolina/etanol) a 5.500rpm e torques de 16,3kgfm (gasolina) e de 16,8kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,60m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16

Porta-malas – 469 litros

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.117 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), acabamento interno na cor Preto “Jet Black” com detalhes em preto “High Gloss”, sensor crepuscular, alarme, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos com revestimento premium na cor Preto “Jet Black” exclusivo Premier Midnight, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, coluna de direção com regulagem em altura e distância, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, controle automático de velocidade, controles eletrônicos de estabilidade e tração, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, abertura das portas através de sensor de aproximação na chave, partida sem chave, faróis com máscara negra, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto “High Gloss”, logo Chevrolet na cor preta, luz de condução diurna em LED, Chevrolet MyLink com tela sensível de oito polegadas (Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB), painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital TFT, rodas de liga de 16 polegadas com desenho exclusivo na cor preto “High Gloss”, sensor de estacionamento traseiro, sistemas Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis e assistência de frenagem de urgência.

Preço – R$ 85.190.

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários