Ocupação de leitos de UTI e de enfermaria para Covid-19 cai em BH

Ambulância em BH
Ocupação de leitos de enfermaria está no nível verde (Amanda Dias/BHAZ)

As taxas de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 em Belo Horizonte apresentaram queda nesta quarta-feira (17), de acordo com boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura ontem e hoje. A ocupação de UTIs, no entanto, continua no nível amarelo de alerta.

Os leitos de enfermaria estão 47% ocupados na capital, sendo que a taxa registrada nessa terça-feira (16) foi de 48,5%. O índice está no nível verde, que, de acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), não indica estado de alerta. Já a ocupação de leitos de UTI caiu de 66,8% para 63,4%, de ontem para hoje, permanecendo no nível amarelo.

O número médio de transmissão por infectado (Rt) se manteve estável, em 0,94. O ideal é que este índice esteja sempre abaixo de 1, então ele também está no nível verde. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, BH tem 99.432 casos confirmados de Covid-19 e já registrou 2.589 mortes em decorrência da doença.

Indicadores
Único indicador no nível amarelo é a ocupação de leitos de UTI (Reprodução/PBH)

No documento também consta o índice de isolamento social registrado em Belo Horizonte ao longo dos dias: a taxa chegou a 52,9% nesse domingo (14), e foi de 46,1% no sábado (13). Na segunda-feira (15) e nessa terça, o isolamento social na cidade foi de 52,9% e de 50%, respectivamente. Ou seja, mesmo sendo um período em que tipicamente haveria festas de Carnaval, o isolamento social em BH não registrou grandes quedas em relação aos últimos dias.

Ainda ontem, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) usou as redes sociais para parabenizar a população da cidade pela responsabilidade de não se aglomerar no Carnaval. Kalil também agradeceu os profissionais da saúde e os agentes públicos que atuaram nesse período, além de garantir que “a alegria vai voltar” (veja aqui).

“Muito obrigado a todos da linha de frente da Saúde, da Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Municipal e Secretaria de Política Urbana pela operação no período de Carnaval. E parabéns à população de Belo Horizonte pela responsabilidade. Vai passar. A alegria vai voltar”, publicou o prefeito no Twitter.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!