Polícia investiga perda de mais de 200 doses de vacina contra a Covid em cidade mineira

Policia investiga perda de vacinas em igarape
Lote com as primeiras vacinas a chegarem em Minas (ILUSTRATIVA) + Fachada de delegacia da Polícia Civil (Moisés Santos + Amanda Dias/BHAZ)

Em conjunto com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a Polícia Civil abriu inquérito para investigar a perda das 290 doses da vacina contra a Covid-19 na cidade de Igarapé, na Grande BH. De acordo com a secretaria, até a sexta-feira (19), cinco servidores da unidade de Saúde serão ouvidos. A previsão é a de que o laudo fique pronto em até 30 dias, segundo a Polícia Civil.

Na tarde de ontem (16), a SES-MG concluiu a análise da documentação do município de Igarapé sobre a perda dos insumos contra a doença, e de acordo com o relatório, houve uma falha na câmara que mantinha as doses na temperatura correta. O relatório aponta que os imunizantes foram expostos a temperaturas acima do recomendado, com isso, as 290 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde foram perdidas e não poderão ser utilizadas para a imunização do grupo prioritário.

A coordenadora estadual de Imunização, Josianne Dias Gusmão, explica que tanto a CoronaVac, do laboratório Sinovac/Butantan, quanto a vacina da AstraZeneca, da Fiocruz, devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C. “Se ultrapassar essa temperatura ou se ela ficar abaixo de 2°C, a vacina precisa ser avaliada. Nesse caso, o município preenche um formulário padronizado pelo Ministério da Saúde (MS) com informações, por exemplo, sobre o tempo que essa vacina ficou fora do acondicionamento adequado, se houve falha de energia ou se foi falha do equipamento.”

Reposição de doses

A secretaria estadual também informou que vai repor a quantidade perdida ao município ainda esta semana. Igarapé recebeu, ao todo, 814 doses e até o momento vacinou 90 pessoas. “A reserva técnica de 5% do quantitativo total enviado pelo Ministério da Saúde é feita justamente para casos de perda. De forma planejada, foi mantido na Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, um contingente técnico de reserva, que atualmente conta com 3.120 doses da vacina”, explica Josianne.

Vacina em Minas

Até o momento, Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1.171.180 doses das vacinas contra covid-19. Desse total, 1.033.023 já estão nos municípios mineiros. Como primeira dose, já foram aplicadas 422.713 vacinas e 133.568 referentes à segunda dose do esquema. Os números de mineiros imunizados e doses aplicadas podem ser acompanhados aqui.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!