Fim de semana será de frio, chuva e temperaturas amenas em Minas

nublado chuva BH
A capital já superou a média de chuva do mês (Amanda Dias/BHAZ)

O final de semana está chegando e veio com notícia boa para quem está gostando do tempo fresco e com chuvas. Nos próximas dias, as chuvas continuarão acontecendo em boa parte de Minas Gerais. Na capital mineira, os termômetros vão se manter amenos até a segunda-feira (22). Fevereiro deste ano ainda pode se tornar um dos meses mais chuvosos da história de Belo Horizonte.

O friozinho deve se estender até pelo menos o início da próxima semana. A temperatura na capital não deve passar dos 25ºC ao longo do dia – e a mínima ficou por volta dos 18ºC . As chuvas devem dar uma amenizada no período da tarde, mas ao longo de todo o dia, o céu ficará encoberto e a umidade relativa do ar deve se manter em 100%.

No estado, apesar da chuva diminuir hoje no Centro-Sul e Triângulo Mineiro, as pancadas podem ser esperadas a qualquer momento do dia na Região Norte e Leste.

A sexta-feira (19) e o fim de semana, segundo o meteorologista Cléber Souza, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), serão marcados por pancadas de chuva em todo o estado. “Nos próximos dias, as chuvas continuarão acontecendo em boa parte de Minas Gerais, deve chover em todas as regiões. Até segunda-feira ocorrem muitas chuvas no estado”, disse ao BHAZ.

Nos próximos dias, devido a alta cobertura de nuvens, a temperatura na capital não sobe muito. A previsão continua em torno de 18ºC e 25ºC.

Recorde

A capital pode chegar perto do recorde histórico de fevereiro de 1978, quando Belo Horizonte registrou o mês mais chuvoso de toda a sua história. Nessa ocasião, choveu 487 mm durante todo o mês. Em fevereiro deste ano, até agora, já foram registrados 305,2 mm.

“Hoje é 18, faltam 10 dias pro mês acabar e ainda tem muitas chuvas para ocorrer. Se ficar chovendo assim nos próximos dias, e a gente acredita que sim, nós podemos chegar a valores próximos de fevereiro de 1978”, explicou Cléber Souza.

O volume de chuva, segundo o meteorologista, também pode chegar perto de fevereiro do ano passado, quando choveu 392 mm em todo o mês. A média para fevereiro na capital é de 181mm. Desta forma, já choveu 68% acima da chuva esperada para todo o mês.

Séries e filmes

Nas redes sociais, o tempo da capital já começou a repercutir – e agradou muita gente. Quem conseguiu uma folguinha das atividades do cotidiano já está aproveitando para descansar. “Rezando que pra que hoje passe o dia todo chovendo”, disse uma jovem no Twitter. Uma segunda concordou: “Nem fala, assitir filmes/série com chuva é tão gostosinho, aqui em BH tá chovendo faz uns 3 dias direto, tá uma delícia”.

Internautas também aproveitaram para fazer graça da situação. “Em BH a chuva cai em prestação…geralmente na hora de vir trabalhar e na hora de sair do trabalho…”, disse um usuário da rede social.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!