Indiciado homem que estuprou jovem e a levou à morte em cidade mineira

Delegacia de Plantão de Betim
Jovem sofreu parada cardiorrespiratória enquanto repassava informações à PM e morreu onze dias depois (Reprodução/Google StreetView)

O homem de 32 anos que estuprou e enforcou uma jovem de 20 em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi indiciado pelos crimes de estupro qualificado pela morte da vítima e de roubo, conforme informou a Polícia Civil de Minas Gerais nesta quinta-feira (18). Os crimes ocorreram em 17 de janeiro deste ano, e a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava as características do autor para a PM (relembre aqui). Onze dias depois, ela morreu.

A jovem foi abordada em uma trilha que liga duas ruas da cidade de Mateus Leme, onde o suspeito a estuprou, asfixiou e roubou o celular dela. De acordo com a delegada Ligia Barbieri Mantovani, titular da delegacia do município, o suspeito não conhecia a vítima e a escolheu aleatoriamente. O homem está preso preventivamente desde o dia 20 de janeiro.

Segundo a delegada, imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local do crime mostram quando a jovem entra na trilha, às 16h09. “Às 16h11, o autor, que já estava a acompanhando visualmente, entrou atrás dela, inclusive, com as mãos nos órgãos genitais. Ele praticou o crime e, às 16h33, saiu do local correndo e calçando apenas um pé de chinelo”, conta.

Morte

Uma pessoa que passava na região encontrou a jovem e acionou a Polícia Militar. A jovem ainda conseguiu prestar as primeiras declarações, informando que um homem desconhecido a havia abordado na trilha, cometido a violência e tentado matá-la. Enquanto repassava as informações à PM, ela teve uma parada cardiorrespiratória.

“Logo após, ela ficou inconsciente. Depois, teve morte cerebral e, no dia 28 de janeiro, faleceu. A causa da morte atestada na certidão de óbito é asfixia por constrição de pescoço”, explica a delegada Ligia Mantovani, que ressalta que a vítima apresentava um hematoma na parte do corpo.

Prisão

Ainda segundo a Polícia Civil, quando a vítima foi encontrada, havia um chinelo masculino ao lado dela. Durante as investigações, policiais militares estiveram na casa do autor e foram atendidos pela companheira dele, que reconheceu o calçado como sendo do suspeito, e o outro pé do chinelo foi encontrado na residência.

“Também foram encontradas as roupas utilizadas pelo autor no momento do crime, iguais às apontadas nas imagens das câmeras, e ele indicou onde escondeu o celular da vítima”, acrescentou a delegada. Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Betim, onde foram realizados os procedimentos de investigação, incluindo o depoimento da companheira do suspeito.

O homem, segundo a Polícia Civil, “valeu-se do direito de permanecer em silêncio”. “Todos os elementos, assim como as perícias técnicas e as imagens da câmera de segurança, são claros ao apontar a autoria desse crime”, completa a delegada.

Ela informou, ainda, que o suspeito tem antecedentes criminais por roubo e furto. Há também um boletim de ocorrência mais antigo, registrado por uma mulher, denunciando o homem por importunação. A delegada pontua que a equipe está levantando se há outras vítimas que sofreram algum tipo de violência sexual por parte do suspeito.

Com PCMG

 

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!