Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 volta a subir em BH

covid area hospitalar belo horizonte
Enfermeira próxima à ambulância na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 voltou a subir em Belo Horizonte nas últimas 24 horas. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura hoje (19), houve alta de 4,7 pontos percentuais de ontem (18) para hoje, ocupando o nível amarelo de alerta.

Os leitos de enfermaria estão 47,% ocupados na capital, até ontem o número estava em 46,4%. O índice está no nível verde, que, de acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), não indica estado de alerta. Já o número médio de transmissão por infectado (Rt) se manteve estável, em 0,95.

O ideal é que este índice esteja sempre abaixo de 1, então ele também está no nível verde. Ainda de acordo com o boletim, BH tem 104.441 casos confirmados de Covid-19 e já registrou 2.657 mortes em decorrência da doença.

Único indicador no nível amarelo é a ocupação de leitos de UTI (Reprodução/PBH)

Imunização

Belo Horizonte tem 103.963 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina, sendo que 74.110 foram da Coronavac (Instituto Butantan) e 29.853 da AstraZeneca, da Oxford/Fiocruz. Já a segunda dose da vacina foi aplicada em 48.140 pessoas da capital, todas da Coronavac. A previsão, segundo a PBH, é que a segunda dose do imunizante da AstraZaneca seja distribuído em meados de maio deste ano.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!