Bolsonaro pode vir a BH no próximo mês para evento da Polícia Militar

bolsonaro
Presidente é cogitado para o papel de paraninfo de uma turma de soldados da PM (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Atualização às 18:03 do dia 26/02/2021 : O título e o texto desta reportagem foram atualizados para incluir a data prevista da formação dos soldados, evento para o qual Bolsonaro viria a BH.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode vir a Minas Gerais em breve para ocupar um cargo de honra em um evento da Polícia Militar. A ideia é que ele participe, como paraninfo, de uma formatura de soldados da corporação prevista para ocorrer no dia 26 de março. A participação ainda não foi confirmada, mas o deputado federal Cabo Junio Amaral (PSL), que propôs o convite, garante que está tentando encaixar as agendas.

“Sugeri à PM fazer [o convite] desde o ano passado e agora foi mais fácil a condução, o Governo de Minas aceitou”, explica o deputado ao BHAZ. Segundo Cabo Junio, apesar de ainda não haver uma resposta oficial, há uma sinalização de que a participação do presidente possa acontecer.

“Já falei com o presidente, tenho pedido à equipe de agenda para dar essa prioridade, falando da importância da participação dele em Minas”, explica. O deputado pontua ainda que a expectativa é que o governo federal dê uma resposta sobre a possibilidade na próxima semana.

Cargo de honra

Caso o convite seja viabilizado, o presidente deve participar da formatura como paraninfo da turma. O título é tradicionalmente oferecido a pessoas que os formandos admirem, com quem tenham uma relação especial, como uma espécie de padrinho.

Ao BHAZ, a capitão Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar, explica que o papel do paraninfo nas turmas da corporação é o mesmo de outras graduações. “O paraninfo é uma autoridade convidada para honrar aquela turma, ela pode ser uma autoridade de fora ou pode ser alguém que tenha contato com a turma também”, afirma.

A formatura da qual o presidente pode participar já foi adiada uma vez. Agora, também conforme a capitão, ainda não há nenhuma definição da PM a respeito do convite sugerido pelo deputado para a nova data do evento.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Repórter no BHAZ desde outubro de 2019. Jornalista graduada pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e com atuação focada nas editorias de Cidades, Guia e Cultura.

Comentários