Desempregada, jovem do interior de Minas tenta concluir estudos; saiba como ajudar

jovem cria vakinha para concluir estudos
Sara Evelin durante estudos no curso de odontologia (Arquivo Pessoal/Sara Evelin)

O sonho de ingressar e concluir o ensino superior parece cada vez mais distante para alunos mais pobres. A jovem Sara Evelin, 25, agora conta com ajuda coletiva para concluir o curso de odontologia, iniciado em 2017. Depois que ficou desempregada, Sara acumulou uma dívida de quase R$ 4 mil na universidade. Agora, a estudante precisa de pessoas que acreditem e invistam no seu maior sonho: ser dentista.

Sara e a família são de Ipatinga, no Vale do Aço. Depois que foi demitida do seu trabalho em um supermercado da cidade, a situação da família piorou. Minha mãe é aposentada e recebe só R$ 600 por conta de um empréstimo. Ela não estava conseguindo pagar o aluguel da casa, então decidimos ir para BH tentar começar de novo”, relata Sara.

A expectativa de recomeço não durou muito tempo. Ao chegar na capital mineira, Sara e a mãe não conseguiram uma casa para alugar. As duas tiveram que passar dias na rua: “a gente ia alugar uma casa e o proprietário desistiu. Foi bem difícil porque ficamos na rua e passamos até fome. Resolvemos voltar, e desde então não conseguimos mais alugar uma casa. Vivemos hoje na casa de parentes”.

Sem sapatos

No final do ano passado, Saria fez sua primeira cirurgia no curso. Ao BHAZ, a mãe da jovem, Eliene Maria de Jesus, contou um episódio que revela o grau de dificuldade que a estudante tem que lidar para ter acesso à educação. “A gente ja tava numa situação difícil, sem conseguir pagar o aluguel e a dona da casa pediu o imóvel. Nos mudamos pra outro lugar e quando voltei na antiga casa para pegar o único sapato branco que ela tinha para estudar, a dona trancou a porta e não me deixou pegar o sapato”, relembra Eliene.

“Eu estava chorando porque não sabia como falar pra ela. Minha sobrinha estava comigo e sugeriu que eu pedisse [um sapato] para qualquer pessoa na rua, já que Sara não podia perder a cirurgia. Na hora vinha uma moça de branco, parecia estudante de enfermagem. Eu, tremendo e chorando, abordei ela e pedi que me alugasse ou vendesse aquele sapato. E a moça, na maior humildade, tirou o sapato do pé e me deu”.

Sara na companhia da mãe Eliene (Arquivo Pessoal/Sara Evelin)

Como investir no sonho de Sara

Para quem quer e pode contribuir com o sonho da estudante, uma vakinha online está disponível para arrecadar doações. Além disso, Sara precisa de um emprego, ou estágio na área, para suas despesas diárias. “Eu estou procurando emprego todo dia. Mando currículo por e-mail e também entrego em mãos. Mas tem sido difícil e não consegui nenhum até o momento”.

Para indicar Sara para alguma vaga de emprego ou contratá-la, basta entrar em contato com ela no (31) 99534-5937. Ou pelo próprio site da vakinha, na aba ‘mensagens’. “Eu não quero desistir, sou a primeira da família na faculdade, parece que quanto mais a gente tenta, mais aparecem problemas. Mas acredito que vou conseguir e mudar a situação da minha família”.

Sara e uma de suas colegas de turma em evento da universidade (Arquivo Pessoal/Sara Evelin)
Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!