Mais que três porquinhos: Passeio ’em família’ surpreende belo-horizontinos

porcos bh
Vídeo que mostra família de porcos passeando por BH dá o que falar (Reprodução/Redes Sociais)

Não é incomum ver uma família passeando pelo bairro São Bento, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde de um domingo de sol. O que surpreendeu os moradores do local ontem (28), no entanto, é que a família era de uma espécie diferente. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra oito porquinhos passeando pela calçada e atravessando a rua, divertindo quem passava pelo local.

“Só Belo Horizonte mesmo. Tem base não. Pleno São Bento, vê se eu dou conta? A família dos porquinhos, que gracinha”, diz a mulher ao filmar a cena que circula na internet. No vídeo, os animais aparecem atravessando a avenida Cônsul Antônio Cadar e continuando o passeio pelo canteiro central da avenida, cercada de restaurantes onde a “família” de porquinhos acabou se tornando o assunto principal.

Duas funcionárias de estabelecimentos na avenida contaram ao BHAZ que esta foi a primeira vez que viram os porquinhos passeando pela região, e nunca tinham ouvido falar em algo parecido. Já o garçom Ornei Caetano, do restaurante Pizzarella, contou que os bichinhos costumam andar por perto do 22º Batalhão da Polícia Militar, na Arthur Bernardes, logo abaixo do Aglomerado Santa Lúcia.

“Ali tem uma área onde ficam cavalos e porcos, e de vez em quando eles passam por aqui. Na avenida, às vezes passa até boi. Uns tempos atrás, no ano passado, acharam até uma capivara perto do ponto de ônibus”, contou o garçom, se referindo ao ponto que também fica na avenida Cônsul Antônio Cadar.

De onde vêm os porquinhos?

Mas, afinal, de onde surgiram os porquinhos que andam em conjunto e atravessam as ruas do bairro São Bento? De acordo com a consultora de vendas Ana Oliveira, que mora na região, um senhor que vive no Aglomerado Santa Lúcia cria os bichinhos e deixa que eles passeiem sozinhos pelo local, praticamente toda manhã. Normalmente, a avenida em que foram flagrados nesse domingo não faz parte da rota deles, o que explica a surpresa das pessoas que estavam no local.

“Há dois anos, quando eu morava aqui, já via os porquinhos passeando todo dia. Me mudei para Divinópolis, fiquei lá e voltei para cá há uma semana. E eles continuam por aqui. É uma criação, não são os mesmos bichinhos sempre”, explicou a moradora. De acordo com ela, os porcos descem o morro sozinhos, dão uma volta pelo parque Jornalista Eduardo Couri, em volta da barragem Santa Lúcia, e voltam para casa.

porquinhos
Moradora diz que animais passeiam pela região há anos (Ana Oliveira/Arquivo pessoal)

Passeios matinais

O cabo Kennedy Martins, do 22º Batalhão da PM, confirmou que o dono dos animais mora na comunidade apelidada de Greenville, no Aglomerado Santa Lúcia, e os bichinhos passam em frente à base policial quase todos os dias. “Antes vinham muitos grandes, agora passam mais alguns pequenininhos. Eles vêm cá, passeiam, comem e voltam”, contou o policial.

Aglomerado Santa Lúcia
Porquinhos descem o morro e passam em frente ao 22º Batalhão da PM (Sofia Leão/BHAZ)

Outros moradores da região, que andavam pelo parque na tarde desta segunda-feira (1º), também confirmaram que não é raro ver os porquinhos passeando pelo local durante as manhãs. Eles não têm horário fixo para fazer a caminhada matinal, mas costumam marcar presença na avenida Arthur Bernardes, sempre andando sozinhos e em conjunto.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!