Novo canal de reclamações e consultas do transporte metropolitano já está disponível

Cidadaos tem novo canal de reclamacoes
Ação faz parte de série de medidas para reforçar a regulação e fiscalização do transporte coletivo na Grande BH (Moisés Teodoro/BHAZ)

Usuários do transporte público metropolitano agora contam com um novo serviço para registro de reclamações. A partir desta segunda-feira (1), o registro de reclamações e denúncias e podem ser feitos pelo telefone 162, da Ouvidoria-Geral do Estado. De acordo com o Governo de Minas, a ação faz parte de uma série de medidas para reforçar a regulação e fiscalização do transporte coletivo na região metropolitana.

O objetivo é que as reclamações dos usuários sejam feitas em um único canal. Pelo 162, os cidadãos conseguem registrar as reclamações e acompanhar o andamento da demanda. Além disso, a ouvidoria vai contar com pontos focais na Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) e no DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) para resolver as demandas. 

“A Ouvidoria-Geral do Estado tem infraestrutura completa e já recebe manifestações de usuários de diversos serviços públicos do Estado. A partir de agora será possível acompanhar em tempo real a percepção do usuário do transporte coletivo sobre o serviço, gerando dados estatísticos que permitam à Seinfra regular com maior qualidade. Especificamente no transporte metropolitano, a reclamação dos usuários é um indicador de desempenho, um dos pilares condicionantes da manutenção dos contratos”, destaca Gabriel Ribeiro Fajardo, superintendente de Transportes.

Mais transparência

Além disso, a Seinfra anunciou que os usuários do transporte público metropolitano também já podem acompanhar os serviços prestados pelas empresas de ônibus. Pelo Boletim do Ônibus Metropolitano os usuários podem acessar quais linhas têm mais atraso, além do número de viagens realizadas pela empresa e a média de viagens ao longo do dia.

O painel vai ser atualizado pela Seinfra e pelo DER-MG.  Os dados serão atualizados mensalmente, com as informações colhidas no mês anterior. Desta forma, a população poderá acompanhar a qualidade do serviço e cobrar das empresas as melhorias necessárias pelo canal 162.

Além do telefone, os usuários também podem continuar usando os canais de atendimento, como o site da OGE e o aplicativo MG APP. Já as solicitações de serviços, tais como criação de linhas e novos horários, serão feitas no site do DER-MG e também pelo aplicativo MG app.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!