BH vai começar a vacinar idosos de 80 a 85 anos amanhã

aplicação de vacina
Prefeitura também vai manter postos para aplicação de segunda dose em idosos de 86 a 88 anos (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou, para esta quarta-feira (3), o início de mais uma etapa da imunização contra a Covid-19 na capital. A partir de amanhã, passarão a receber a vacina os idosos de 80 a 85 anos. A ampliação para o novo grupo foi possível após a chegada, nessa segunda-feira (1º), de 51,3 mil novas doses do imunizante ao município.

Além disso, neste sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde também abrirá postos de vacinação exclusivos para aplicar a segunda dose nos idosos da capital entre 86 e 88 anos, independentemente do dia e local que conste no cartão de vacina para a segunda dose. Para a vacinação exclusiva desse público, a prefeitura vai disponibilizar 72 postos de vacinação, sendo três deles em formato drive-thru.

Nova etapa

A imunização dos idosos de 80 a 85 anos será realizada a partir desta quarta, das 7h30 às 15h30, em todos os 152 centros de saúde da cidade e seguirá o cronograma por idade até o dia 12 deste mês – com exceção do fim de semana.

Para receber a vacina, o idoso precisa levar documento de identidade e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante, para evitar aglomerações.

De acordo com a PBH, a expectativa é vacinar pelo menos 42 mil pessoas da nova faixa etária. Para isso, cada idade terá um dia diferente de atendimento.

Cronograma de vacinação

Confira abaixo como vai ficar o calendário de imunização na capital nos próximos dias:

  • 85 anos: De quarta (3) até sexta (12) – exceto sábado e domingo.
  • 84 anos: De quinta (4) até sexta (12) – exceto sábado e domingo.
  • 83 anos: De segunda (8) até sexta (12)
  • 82 anos: De terça (9)  até sexta (12)
  • 81 anos: De quarta (10) até sexta (12)
  • 80 anos: De quinta (11) até sexta (12)

Os acamados com idade entre 80 e 85 anos devem fazer o cadastro no portal da prefeitura para receberem a vacina em casa.

De 86 a 88 anos: Segunda dose

A PBH vai abrir ainda postos exclusivos para aplicar a segunda dose da vacina em idosos de 86 a 88 anos neste sábado – independentemente da data marcada no cartão de vacinação para aplicação dessa dose. Serão 72 postos de vacinação entre centros de saúde em todas as regionais, postos extras e pontos de drive-thru. A lista dos postos de vacinação e drive-thru está disponível no portal da prefeitura.

O horário de vacinação será das 8h às 15h. A segunda dose está garantida para todos os idosos de 86 e 88 anos que receberam a primeira dose na capital. As pessoas que fazem parte do público-alvo podem comparecer, ao longo de todo o dia, aos postos de vacinação portando documento de identidade e comprovante de residência.

Para os que não puderem tomar a segunda dose no sábado, a PBH vai manter, ao longo da próxima semana, pelo menos um posto de vacinação em cada regional para fazer a aplicação do imunizante. Nesse caso, as recomendações são as mesmas: todos de máscara, com distanciamento e, de preferência, com apenas um acompanhante.

A expectativa é que, na data, até 12 mil idosos entre 86 e 88 anos recebam a vacina na capital. Já as pessoas com 89 anos ou mais, por terem recebido a dose da AstraZeneca, devem aguardar o período indicado pelo fabricante – de 3 meses – para receber a segunda dose em casa, como foi feito na primeira fase da imunização.

Com PBH

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!