Governo de Minas espera vacinar todos acima de 60 anos até abril

Vacinação contra Covid-19
Cenário depende da distribuição de doses pelo governo federal e da fabricação de imunizantes no país (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O Governo de Minas tem a expectativa de vacinar toda a população acima de 60 anos de idade contra a Covid-19 até o fim de abril. É o que afirmaram o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, na tarde desta quarta-feira (3). A meta, no entanto, depende do fornecimento de doses dos imunizantes pelo Ministério da Saúde, e da fabricação das vacinas no país.

“O governo federal está prevendo a distribuição de mais 80 milhões de doses em março e abril, para todo o país. Isso, com toda certeza, vai possibilitar uma vacinação muito mais abrangente, atingindo muito provavelmente todos acima de 60 anos” afirmou o governador de Minas Gerais.

Zema espera que o avanço na campanha de imunização tenha grande reflexo no sistema de saúde do estado. “Hoje temos uma sobrecarga, e com as vacinas essa rede de saúde vai sentir uma diferença expressiva”, completou. Essa sobrecarga e o aumento dos casos de Covid-19 em Minas fizeram com que o governador criasse a onda roxa – o chamado lockdown – em duas regiões do estado (leia mais aqui).

Cenário otimista

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, caso o governo federal consiga cumprir a previsão de distribuir as 80 milhões de doses nos próximos dois meses, o estado mineiro deve receber cerca de 8 milhões de doses até abril. A entrega depende, porém, de trâmites a serem administrados pelo Ministério da Saúde e do recebimento de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para que a fabricação das vacinas se intensifique.

“A projeção é esta, mas pode haver mudanças. São muitas doses, já que a Fiocruz também está fabricando vacinas, já recebeu IFA, além do Butantan. Estou muito esperançoso que a campanha acelere. Se tivermos estas 8 milhões de doses, é muito provável que passaremos por praticamente todos estes grupos prioritários [de pessoas acima de 60 anos] até abril”, afirmou.

Sem certezas

O secretário, inclusive, fez um apelo às prefeituras das cidades mineiras para que se preparassem para receber um grande volume de imunizantes, já que as campanhas de vacinação precisarão ser intensificadas no estado. Já a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), Janaína Passos, ressaltou que a chegada de 8 milhões de doses ainda não é certa.

“O processo depende tanto do processo da fabricação do imunizante e do envio do Ministério da Saúde. Eles não estabeleceram um cronograma definido, trabalhamos a partir de um ofício encaminhado a todos os estados, identificando as quantidades. Temos uma previsão, mas isso tem que ser concretizado por meio da fabricação”, explicou a superintendente.

“Aí, sim, quando chega até nós, fazemos toda esta distribuição considerando toda a população acima de 60 anos. Temos a expectativa de que isso aconteça nos próximos dois meses, mas depende muito da fabricação e do cronograma de entrega pelo Ministério da Saúde”, completou.

Nova remessa

Uma nova remessa de vacina contra a Covid-9 chegou no Aeroporto de Confins no começo da manhã de hoje. O estado recebeu 285,2 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan. As vacinas seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da SSES-MG, de onde serão distribuídas nos próximos dias às superintendências regionais de saúde e aos municípios mineiros.

Em Minas Gerais, 635.176 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a segunda – e última – foi aplicada em 274.501 mineiros, conforme dados disponibilizados no Vacinômetro, plataforma do Governo de Minas. Veja a relação dos grupos vacinados até esta manhã:

  • Trabalhadores de Saúde

1ª dose – 474.093 / 2ª dose – 232.055

  • Idosos

1ª dose – 28.117 / 2ª dose – 19.460

  • 90 anos ou mais

1ª dose – 79.824 / 2ª dose – 13.547

  • Entre 80 e 89 anos

1ª dose – 43.268 / 2ª dose – 2.448

  • População indígena aldeada

1ª dose – 6.549 / 2 ª dose – 4.860

  • Pessoas com deficiência em residências inclusivas

1ª dose – 3.325 / 2ª dose – 2.131

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!